A Câmara Municipal de Aracaju tomou uma medida significativa para a segurança e bem-estar dos animais de estimação e da população em geral, ao aprovar o Projeto de Lei que proíbe o uso de produtos geradores de faíscas, fogos de artifício e sinalizadores na cidade.
A proposta, de autoria do vereador Breno Garibalde (UB), também veta a realização de shows pirotécnicos em locais como boates, bares, teatros, igrejas, auditórios e outros espaços destinados a eventos.
A aprovação do projeto representa um importante passo na direção da proteção dos animais de estimação, que frequentemente sofrem com o barulho e as luzes intensas provocadas por fogos de artifício.
O uso de fogos de artifício e produtos pirotécnicos é uma tradição comum em celebrações e eventos, mas muitas vezes causa estresse, ansiedade e até lesões em animais domésticos, que têm audição sensível e são afetados negativamente pelos barulhos repentinos e intensos.
O Projeto de Lei agora aguarda a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que terá a decisão final sobre a implementação da medida.