Uma pesquisa da Realce apresenta um cenário de Itabaiana já esperado por muitos, no entanto, com algumas análises que podem dar uma nova forma ao pleito. O veículo estará publicando nessa terça-feira, 26, os resultados exclusivos desse levantamento.
Evidentemente, a gestão de Adailton Sousa (PL) lhe dá vantagem na disputa, assim como Valmir de Francisquinho (PL) que, além de sua capacidade de articulação, possui uma política de assistencialismo, que tem bons resultados no interior.
Já a oposição em Itabaiana vem se articulando nos bastidores, trazendo nomes de grandes empresários que ajudaram a transformar a história do município.
Desde que iniciou veiculação de pesquisas, há quase 13 anos, a Realce não errou um único resultado em eleições municipais. Somente em 2020, foram 43 municípios sondados, com 100% de assertividade. Por este motivo, a revista inicia no final desse ano, 2023, a fazer levantamentos utilizando as ferramentas mais modernas que há na coleta de dados, via telefone. E, a partir de janeiro de 2024, o veículo estará divulgando sondagens em parceria com grandes institutos, que a direção avalia com cautela para que traga sempre dados confiáveis para o leitor.
Pesquisa da Realce
Esta pesquisa marca o início de uma série de levantamentos da Realce em várias cidades de Sergipe, incluindo Aracaju, Lagarto, Frei Paulo, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Estância, Riachão, Umbaúba e Cristinápolis.
Aracaju
Na capital, como amplamente conhecido, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) continua a dominar a preferência do eleitorado nas próximas eleições de 2024. Os números da última pesquisa realizada pelo Instituto IDPS refletem esse cenário, mostrando que a parlamentar mantém uma liderança sólida, com impressionantes 30,6% das intenções de voto. Isso a coloca com uma vantagem de aproximadamente 20 pontos percentuais sobre o nome governista mais bem posicionado, a delegada Danielle Garcia (Podemos).
Aracaju II
E por falar em nome governista, a tendência é que Edvaldo Nogueira (PDT) vença a quebra de braço com Fábio Mitidieri (PSD) e lance o secretário Luiz Roberto como pré-candidato a sua sucessão.
Aracaju III
Diante do notável crescimento da candidatura de Emília, os governistas começaram a intensificar suas ações estratégicas. Um exemplo claro disso foi o recente encontro promovido por Fábio Mitidieri (PSD) com a grande maioria dos parlamentares da Câmara de Aracaju. Notavelmente, a ausência de Emília na cena política foi explorada por setores da imprensa e apoiadores do governador, que difundiram narrativas tendenciosas sobre a decisão da parlamentar em não ir para o almoço.
Cautela política
Em seu pronunciamento, Emília explicou sua ausência na reunião destacando a priorização de uma “agenda real” e compromissos pré-agendados com a comunidade como razões para sua falta. Ela ressaltou a importância de não desmarcar reuniões importantes com seus eleitores. Além disso, a vereadora mencionou a “cautela política” como um motivo adicional para não comparecer, considerando o cenário político delicado em Sergipe, com várias movimentações e discussões em curso.
Destaques
Rogério Carvalho (PT) e Katarina Feitoza (PSD) foram os únicos representantes de Sergipe na bancada federal a receberam o prestigioso Prêmio Congresso em Foco, um dos mais importantes na política brasileira. O senador foi reconhecido como um dos “Melhores do Senado pela Internet”, entre os 15 senadores premiados, enquanto Katarina Feitoza recebeu o prêmio dos “Melhores da Câmara pelo júri especializado”, que homenageou 10 deputados.
Saramandaia
Sérgio Reis (PSD), em declarações recentes, confirmou novamente que ele e sua tia, Goretti Reis (PSD), estão considerando a possibilidade de disputar a prefeitura de Lagarto em 2024. Ele afirmou que estão trabalhando de forma estratégica e que a decisão final será tomada em dezembro.
André Moura
André Moura (UB) continua percorrendo todo o estado de Sergipe, desde já, em uma possível pré-campanha para o Senado. Suas articulações envolvem, principalmente, a Grande Aracaju, já que sempre foi a região em que o ex-deputado federal não teve bons resultados. Agora ele tenta encontrar essas pontas soltas e sanar os problemas.