Apesar de ainda faltar um considerável tempo para as eleições de 2026, os grandes líderes políticos de Sergipe já estão traçando suas estratégias e articulações para o pleito vindouro, inclusive para a disputa à Câmara Federal, que se desenha como uma das mais difíceis da história do estado.
Cristiano Cavalcante (UB), que conquistou uma vitória expressiva ao ser o candidato estadual mais votado em 2022, com 45.314 votos, figura entre os prováveis candidatos a uma vaga na Câmara. Outra figura da Alese que também está se movimentando é a deputada Linda Brasil (Psol). Como adiantado pela Realce, ela almeja ganhar visibilidade para a disputa de 2026, e para isso, planeja se candidatar à prefeitura de Aracaju nas eleições de 2024.
Entre os prefeitos, há informações de que Dr. Mário Lucena (Republicanos) de Aquidabã e Padre Inaldo (PP) de Nossa Senhora do Socorro estão considerando entrar na corrida pelo cargo de deputado federal, adicionando mais competitividade à disputa, já que inegavelmente ambos são grandes articuladores e possuem expressivo capital político.
Jorginho Araujo (PSD), atual secretário da Casa Civil, é outro nome que está se movimentando para a corrida eleitoral, assim como Wagner Junior, neto do renomado construtor Luciano Barreto (CELI).
Entre os detentores de mandato, espera-se que os deputados Gustinho Ribeiro (Republicanos), Fábio Reis (PSD), Yandra Moura (UB), Katarina Feitoza (PSD), Ícaro de Valmir (PL), João Daniel (PT), Thiago de Joaldo (PP) e Rodrigo Valadares (UB) busquem a reeleição na Câmara dos Deputados- os dois últimos com possibilidades de pleitearem vagas no Senado Federal.
Katarina e Fábio, apesar de, em 2024, provavelmente estarem disputando as prefeituras de Aracaju e Lagarto, respectivamente, deverão buscar reeleição em 2026, já que as possibilidades de vitória nas duas cidades são remotas, com Emília Corrêa liderando com folga na capital e Valmir Monteiro (PSC) no interior.
Outra novidade será o caso de Alessandro Vieira (MDB), que também não parece ter força para buscar a reeleição no Senado e deve lançar sua candidatura para deputado federal, sendo mais um nome forte na disputa.