Com reajustes abaixo da inflação e medidas que precarizam os serviços públicos, Sergipe se encontra à deriva da privatização após os primeiros meses da gestão de Fábio Mitidieri (PSD), que vem expondo um modelo neoliberal, tornando o estado um verdadeiro balcão de negócios.
A privatização em andamento da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso); a proposta de reestruturação do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Ipesaúde); Projetos como o Plano de Estímulo à Organização Social (PEOS) e a criação da Agência Sergipe de Desenvolvimento (DESENVOLVE-SE); são apenas alguns dos exemplos que confirmam essa tese, em que o governador vem favorecendo empresas privadas em detrimento dos serviços públicos.
Deso
Nos últimos dias, voltaram a ficar acalorados os debates acerca da possível privatização da Deso. Inclusive, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju foi transformada em Sessão Especial para protestar contra a medida. Na ocasião, o protesto se estendeu para a parte externa da Casa Legislativa.
Vieses diferentes, mas unidos pela causa
No local, estiveram presentes vereadores da Casa e outras autoridades, principalmente lideranças da oposição que, apesar de terem viés ideológicos diferentes, se uniram em prol da causa. Figuras como o senador Rogério Carvalho (PT), o deputado federal João Daniel (PT), a vereadora Emília Corrêa (Patriota), o deputado estadual Marcos Oliveira (PL), e o vereador Ricardo Marques (Cidadania) foram algumas delas.
Márcio e Eliane
Enquanto isso, o silêncio do ministro Márcio Macedo e da secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, não apenas em relação à potencial privatização da Deso, mas também diante de outras controversas decisões de Mitidieri, intensifica as especulações sobre a possibilidade de ambos estarem aguardando um acordo político com o governador, mesmo considerando que o PT tenha oficialmente se posicionado como oposição à administração do gestor.
Guerra com a militância
Após constantemente ir de encontro com as deliberações do partido no estado, agora Márcio se envolve em mais uma polêmica. Desta vez, depois de ter feito declarações que insinuam uma guerra contra a militância petista. Isso porque o ministro afirmou que todas as decisões da sigla devem, primeiramente, passar pela executiva nacional do partido, sem que haja autonomia do diretório estadual.
Yandra
Quem também se colocou à disposição de seu partido para disputar as eleições 2024 em Aracaju foi a deputada federal Yandra Moura (UB), que vem intensificando suas movimentações na capital. Nos últimos dias, por exemplo, a parlamentar trouxe ACM Neto (UB) para uma visita à cidade, que, como adiantado pelo Giro em outra ocasião, está relacionada ao ato de lançamento da pré-candidatura da jovem para concorrer ao cargo de prefeita.
Rodrigo
Continuar o trabalho de destaque que vem desempenhando no Congresso era a prioridade do parlamentar sergipano Rodrigo Valadares (UB). No entanto, conforme informações exclusivas que chegam à Realce, há uma grande possibilidade do deputado mudar de partido e disputar a prefeitura de Aracaju nas eleições de 2024. Em 2020, ele já havia participado do pleito municipal, ficando em terceiro lugar com 28.598 votos.
Candisse
Outra figura que também mostra crescimento, inclusive esteve presente nos atos contra a privatização da DESO, é a jornalista Candisse Carvalho (PT) que, após ter colocado seu nome à disposição do partido para disputar a prefeitura de Aracaju nas eleições 2024, tem intensificado suas movimentações e articulações na capital sergipana, se posicionando na defesa de pautas da militância e se fortalecendo para o páreo do próximo ano.
Itabaiana
Com o incentivo de pesquisas que mostram certa facilidade na vitória, a exemplo da sondagem da Realce que mostra a vantagem tanto de Valmir de Francisquinho (PL), quanto de Adailton Sousa (PL), o prefeito teria recebido aval do grupo para dar continuidade a sua gestão nas eleições 2024, segundo informações exclusivas obtidas pela revista.
Itabaiana II
Diante desse cenário, Valmir deve intensificar suas articulações para se candidatar em um município fora de seu reduto eleitoral, especialmente em Nossa Senhora do Socorro, como a revista já antecipou anteriormente.
Itabaiana III
Correndo contra o tempo, a fim de reverter esse cenário e conquistar ao máximo o número de indecisos da cidade serrana, o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) articula agora por uma chapa encabeçada por Aguinaldo de Verso, tendo Edson Passos como vice.
Pesquisas
Oferecendo um importante panorama para as eleições 2024, a Realce já realizou para o pleito pesquisas de opinião pública nos seguintes municípios: Itabaiana, Aracaju, Lagarto, Poço Verde, Tobias Barreto, Aquidabã, Cristinápolis, Umbaúba, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda e Porto da Folha.
Pesquisas II
Agora, a revista, conhecida por ter 100% de assertividade em resultados de eleições municipais, e tendo feito apenas um levantamento em 2022, se prepara para apresentar novas pesquisas em cidades como Areia Branca, Estância, Simão Dias e Canindé, proporcionando uma visão abrangente do cenário político local e regional em preparação para as eleições 2024.
Lagarto
Anteriormente contrário à proposta de permuta da Prefeitura de Lagarto com o Grupo Maratá, agora o vereador Alex Dentinho (MDB) está sutilmente mudando sua posição, apoiando-se na defesa do empresário José Augusto Vieira como uma figura crucial para o desenvolvimento da cidade. Esse cenário confirma o que já havia sido adiantado pela Realce com exclusividade que, visando reduzir as tensões com o poderoso empreendimento de José Augusto Vieira, Sérgio Reis mudou de posição e orientou seus aliados a votarem a favor da permuta.