Nas duas últimas eleições para prefeito e na recente disputa para deputado estadual em Nossa Senhora do Socorro, o atual prefeito Padre Inaldo (PP) mostrou uma força avassaladora ao superar seus dois principais concorrentes, mesmo quando estes mostravam ter vantagem, com uma observação especial para o pleito mais recente, onde Samuel Carvalho (Cidadania) obteve menos da metade dos votos obtidos por Carminha Paiva (Republicanos), companheira e aliada do gestor.
Destacando a força política do seu grupo, Carminha conquistou 15.466 votos no município, tornando-se a mais votada entre os socorrenses e garantindo uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Por outro lado, Samuel obteve menos da metade desse número, totalizando 7.644 votos.
Ciente das complexidades do cenário político, visando as eleições de 2024, Samuel e seu grupo redobram os esforços para mais uma vez unir a oposição. Diante da robustez de Inaldo e seu bloco, reconhecem a necessidade de uma abordagem estratégica para enfrentar a próxima disputa eleitoral. O parlamentar busca, portanto, retomar uma aliança com Fábio Henrique (UB), evidenciando a intenção de superar desafios anteriores no município. Isso se torna ainda mais crucial, considerando a possibilidade de evitar uma quarta derrota consecutiva, especialmente quando ambos permanecem na liderança de diversas pesquisas para o próximo ano, como as do W1 Marketing (realizada entre os dias 10 e 12 de agosto) e a do instituto Impressos, Designer, Pesquisas & Serviços (feita em junho).
O pleito de 2020 ilustra o porquê dessa preocupação, já que naquele ano diferentes pesquisas, a exemplo de uma sondagem do Instituto França de Pesquisas (IFP), também mostravam Fábio na liderança, com 31,2% das intenções de votos, seguido de Samuel com 21,1%, enquanto o atual gestor somava apenas 17,7%. No entanto, os números nas urnas surpreenderam: o Padre conquistou 27.042 votos, garantindo sua reeleição, enquanto Carvalho enfrentou uma derrota com 24.018 votos, assim como Henrique, que obteve apoio de 23.912 socorrenses, amargando o terceiro lugar. Esse desfecho ecoou o cenário de 2016, quando o atual gestor emergiu vitorioso com 35.190 votos, superando os 12.276 votos do deputado estadual.
E, nas eleições mais recentes, Inaldo reafirmou a solidez de seu grupo político, amplamente reconhecido como um dos maiores blocos municipais do estado. Sua influência estratégica foi evidente ao desempenhar um papel crucial na eleição não apenas de Carminha como deputada estadual, mas também de um senador e ao apoiar a vitória do governador de Sergipe.