O deputado federal Rodrigo Valadares (União) foi o único parlamentar por Sergipe na Câmara a votar contra o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, aprovada ontem na Casa por 365 votos a favor, 118 contra e uma abstenção.
Segundo o parlamentar, “essa reforma é um golpe na população brasileira”. “Eu votei contra, mas infelizmente a temida PEC da Reforma Tributária de Lula foi aprovada, sob a justificativa de ‘simplificar’ o sistema tributário”, salientou.
Rodrigo ainda acrescentou: “Agora, teremos o maior IVA do mundo, quase 30%. Isso significa que você vai pagar mais caro em tudo, desde alimentos e bebidas até roupas e eletrônicos”, concluiu.
Icaro de Valmir (PL), João Daniel (PT), Katarina Feitoza (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Yandra Moura (UB), Fábio Reis (PSD) e Thiago de Joaldo (PP) votaram a favor.
Sem alterações substanciais em relação ao texto aprovado pelo Senado, o Congresso promulgará a emenda constitucional da reforma tributária na próxima semana, encerrando um período de mais de 30 anos de discussões, durante o qual várias propostas anteriores não lograram êxito.