Durante o evento “Natal dos Catadores” em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças públicas a Márcio Macedo (PT) ontem, 22, em meio à presença de ministros e congressistas aliados.
O mandatário, enquanto elogiava ministros como Alexandre Padilha das Relações Institucionais, destacou a necessidade de mais resultados em 2024 do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência.
“Hoje, Márcio, eu esperava que você e os catadores tivessem feito mais, esperava que a gente tivesse aqui uma pauta de grandes conquistas. Nós vamos corrigir”, disse. “Ano que vem, você tem que entregar uma pauta cheia de conquista. Você vai aprender. Menos discurso e mais entrega”, afirmou.
Vale destacar que o apagamento de Márcio Macedo no Palácio do Planalto já foi abordado pela mídia nacional, como no Globo News, onde jornalistas questionaram a frágil articulação do ministro no governo Lula, especialmente no que se refere às tratativas com os movimentos sociais.
Além disso, nos corredores de Brasília, Márcio é considerado como desprovido de influência substancial. Sua posição parece carecer de poder efetivo na capital federal, sugerindo que ocupa o cargo mais por agradar a interesses específicos do que por ter um trânsito político significativo.