Nas eleições de 2018 a onda anti-crime e anti-corrupção que tomou o país elegeu um grande percentual de militares e policiais civis, principalmente delegados. Para 2022, a expectativa é de que opções atreladas a essa área continuem com forte apelo eleitoral, e dentro desse quadro, em Sergipe, despontam dois delegados, André David e Fábio Alan.
O delegado de polícia civil André David adquiriu destaque em Sergipe por exercer um trabalho de campo efetivo à frente da Delegacia Regional de Estância, bem como em razão das operações de destaque em outras regiões do estado e que se estenderam além-fronteiras sergipanas; em sua trajetória de 15 anos na polícia, coordenou o Núcleo Operacional do Cope (complexo de operações policiais especiais) e atualmente está à frente do Departamento de Narcóticos (Denarc). Com esse currículo, uma postura combativa aliada a uma enorme aceitação, sobretudo na região Sul, David é um dos pré-candidatos a deputado federal mais fortes do Republicanos para o pleito deste ano.
Colega de trabalho de André David, durante essa semana, delegado Fábio Alan confirmou a sua pré-candidatura à uma vaga a Alese, anúncio que ganhou repercussão no campo político por se tratar de um dos delegados mais aceitos pela população sergipana. Também conhecido como Delegado Pimentel, o trabalho policial de Fábio recebeu a aprovação popular em virtude da proatividade no combate enérgico à criminalidade. A passagem de Alan por delegacias importantes como a de Lagarto, Tobias Barreto e Poço Verde, onde alcançou resultados positivos, conferiu ao profissional destaque na imprensa por muitos anos e uma boa influência na região Centro-Sul de Sergipe. Com isso, a possível candidatura do policial graduado poderá ter um peso eleitoral favorável dentro do Progressistas nas próximas eleições.
Nas redes sociais, ao anunciar o seu projeto, Fábio Alan disse ter conversado com o delegado André David. Segundo ele, já possuía o desejo de entrar na política há alguns anos e depois da conversa com o colega delegado e pré-candidato a federal, constatou que em Sergipe ainda não tinha nenhum representante da mesma área para a disputa estadual, o que levou a confirmar a sua intenção.