O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na hoje, 23, o julgamento do recurso ordinário eleitoral, que pode manter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que cassou os direitos políticos do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), por abuso do poder político e econômico, ao utilizar cores oficiais do município na campanha do seu filho, Talysson Costa (PL), em sua eleição para deputado estadual, em 2018.
Segundo informações amplamente veiculadas na imprensa sergipana, há movimentos em Brasília-DF que buscam tornar Valmir inelegível, orquestrados por petistas e, principalmente, pelo PSD, partido do governador Belivaldo Chagas e do deputado Fábio Mitidieri.
Devido a essa intensa busca por tirar Valmir das eleições, o ex-prefeito de Itabaiana contratou um grupo de advogados coordenados pelo ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.
Tarcísio tem trânsito livre entre os ministros e é considerado um dos maiores nomes da advocacia do país. Em documento que a Realce teve acesso, Valmir contratou a Rangel Advocacia, que tem como integrantes os advogados Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Eduardo Augusto Vieira de Carvalho, Caroline Maria Vieira Larceda, Marina Almeida Morais, Marian Furlan Ribeiro Barbosa Netto Otman e Tannise Ferreira Moura Rabelo.
O relator do caso no TSE, ministro Sérgio Banhos, votou no sentido de manter a decisão do TRE, mas um pedido de vista do ministro Carlos Horbach interrompeu o julgamento do recurso, que volta à pauta hoje, 23.
Com informações do Hora News e Jornal Sergipe