Na disputa eleitoral em 2022 para deputado estadual em Sergipe, dois fortes postulantes se apresentam para o eleitorado como representantes do magistério no estado: Professor Dudu e o atual deputado estadual Iran Barbosa (Psol). Nas últimas legislaturas, a classe dos professores conseguiu atingir representação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o que não deve ser diferente a partir de 2023.
O primeiro possível candidato representante do grupo, e que tem despontado politicamente por conta da defesa das pautas ligadas à educação, é o Professor Dudu (PT). Com 30 anos de luta, Dudu se fortalece através do apoio da militância de esquerda, além de aglutinar os apoios por intermédio de sua identificação com Lula e ser aliado de Ana Lúcia, ex-deputada estadual e liderança do SINTESE. Com o apoio de Ana, Dudu vem ganhando espaço e fortalecendo a sua presença entre outras lideranças pelo estado.
Já Iran Barbosa vem buscando manter através de seu mandato a influência política sobre o eleitorado, sobretudo na sua relação com a área da educação. Apesar disso, e de seu histórico na luta classista, Barbosa enfrenta algumas dificuldades no campo político, tendo perdido algumas bases de apoio quando da migração de partido, tendo saído do PT para o Psol. Iran, que tinha uma aliança com Ana Lúcia, rompeu com a professora militante, o que impactou significativamente a sua representatividade dentro da luta professoral, momento em que Dudu ascende como novo parceiro de Lúcia.
Diante deste cenário, a classe dos professores tem esses dois quadros políticos para analisar em 2022. Ambos os projetos vêm buscando conquistar espaço dentro do mesmo público. Sendo assim, o magistério poderá sonhar com a possibilidade de emplacar dois nomes ligados à educação para a próxima legislatura na Alese.