O deputado federal João Daniel (PT) foi o único parlamentar do estado a permanecer fiel aos ideais da esquerda e lutar pela classe trabalhadora enquanto o ex-presidente Lula esteve preso.
O empenho do deputado foi reconhecido pelos eleitores que o tornaram o quinto candidato com maior percentual de votos. Ao todo, João Daniel recebeu mais de 68 mil dos votos válidos e ficou à frente de Eliane Aquino.
Considerado o maior representante de Lula em Sergipe, o parlamentar foi coerente com sua história frente a movimentos sindicais e camponeses e destinou mais de R$ 108 milhões em emendas individuais para educação, saúde, agricultura, infraestrutura, cultura, programas sociais e projetos em defesa do meio ambiente.
Eleito pelo Diap como o único deputado federal de Sergipe a votar 100% a favor dos trabalhadores, João Daniel foi contra a Emenda Constitucional Nº 95 sobre teto de gastos, que corta recursos da educação, saúde e assistência social, além de ter sido desfavorável à reforma trabalhista e reforma da previdência, responsáveis pela perda de direitos e aumento da terceirização.
Agora, aguardando julgamento da companheira de partido para o PT manter o mandato no estado, o parlamentar segue confiante na permanência no Congresso Nacional, onde deve manter histórico de coerência ao lado da classe trabalhadora.