Ao se posicionar como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), Fábio Mitidieri (PSD) anulou suas chances de vitória e deixou o caminho livre para Lula (PT) direcione seus mais de 828 mil votos a Rogério Carvalho (PT), que lidera todas as pesquisas publicadas nacionalmente. No primeiro turno, Lula venceu em todos os municípios sergipanos.
O “suicídio eleitoral” do candidato da base governista aconteceu ao tentar atrelar sua imagem à de Lula no primeiro turno, mas ter sido impedido pela Justiça, e, agora, se posicionar como candidato de Bolsonaro no estado. Mitidieri criou uma alta rejeição entre os bolsonaristas ao tentar se vincular à campanha do petista e por participar do processo que ocasionou a impugnação da candidatura do candidato pelo PL, Valmir de Francisquinho, recuperando posteriormente uma parcela desse público.
Sergipe tem um grande número de eleitores de Bolsonaro e, ao ver que estes eleitores ficaram sem opção com a saída do ex-prefeito de Itabaiana, Mitidieri tentou desesperadamente atrelar sua imagem à do presidente neste segundo turno. A ação elevou o nível de rejeição ao candidato, uma vez que Mitidieri declarava apoio a Lula e agora se posiciona como apoiador de Bolsonaro, gerando um sentimento no eleitor de oportunismo.
Ao aderir de vez à campanha do presidente, Fábio perdeu todas suas chances de vencer o pleito, neste domingo (30). Rogério, por sua vez, conseguiu criar alianças importantes para o segundo turno e deverá receber massacrante transferência dos eleitores de Lula, que formaram maioria no primeiro turno, além de abarcar os votos dos eleitores de Valmir e de toda a esquerda sergipana.