O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) retotalizou os votos para deputado federal no estado e confirmou a reeleição do petista João Daniel. A informação foi divulgada pelo órgão ontem, 18.
O procedimento foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou válidos os votos recebidos por Eliane Aquino do PT, que estava com a candidatura sub júdice e recebeu 66.072 votos.
Com a retotalização, a composição da bancada sergipana em Brasília foi alterada e o nome do delegado André David (Republicanos), que recebeu 31.597 votos, foi retirado da lista, sendo substituído por João Daniel (PT).
O cenário confirma que o delegado, conhecido por ter sido um fenômeno eleitoral no estado e ferrenho crítico à gestão de Belivaldo Chagas (PSD), foi mais uma vítima da máquina do governo, numa eleição que a estrutura do estado e o capital conseguiu alterar drasticamente o resultado geral de toda a eleição de 2022.
A derrota de André David, que foi ferrenho opositor de Fábio nas eleições, não tira o mérito de João Daniel com sua reeleição. O deputado foi o mais votado do PT na disputa com 68.989 dos votos, mostrando que seu eleitorado reconheceu sua atuação na Câmara Federal, onde votou 100% a favor do trabalhador, segundo levantamento do DIAP.