Uma das maiores rivalidades do mundo contemporâneo e inimigos geopolíticos, os Estados Unidos e o Irã se enfrentarão nesta terça-feira, 29, a partir das 16h, no Al Thumama, em jogo do Grupo B que definirá classificação para a próxima fase da Copa do Mundo do Qatar.
A última vez em que as duas equipes se enfrentaram foi em 1998, na França, quando a nação do Golfo levou a melhor, ganhando de 2 a 1. Na época, ambas as seleções buscaram amenizar o ambiente em torno do confronto, com mensagens de paz.
Em contrapartida, o duelo de hoje desperta preocupações nas autoridades de segurança e da equipe de arbitragem no mundial, considerando que o histórico de tensão entre os dois países acabou se agravando nos últimos anos, principalmente após o assassinato do major-general iraniano, Qasem Soleimani, em 2020.
Dentro de campo, a expectativa de um duelo tenso ficou maior pelo fato de Estados Unidos e Irã realizarem um duelo direto, valendo vaga às oitavas de final. Além dos dois, Inglaterra e País de Gales fecham o grupo B.