Após a crise que o país mergulhou nos últimos anos, fortalecida já no governo Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume a presidência com uma grande missão: fazer o Brasil voltar a crescer e reduzir o clima de conflito político. Para isso, o petista conta agora com grandes nomes políticos de Sergipe para auxiliar nos desafios de sua nova gestão. São eles: o senador Rogério Carvalho (PT), Márcio Macêdo (PT) e Eliane Aquino (PT).
Os parlamentares assumiram importantes papéis no governo Lula, o que, consequentemente, colocará Sergipe em outro patamar, já que terá mais uma impactante força política na história, como aconteceu com Albano Franco e João Alves Filho, que foram presidente da CNI e ministro do Interior, consecutivamente, sendo ambos grandes nomes no cenário nacional. Além disso, a participação direta dos três na gestão também os fortalecerá ainda mais dentro do cenário local, caso pretendam concorrer a um cargo maior futuramente.
Rogério, que era cogitado para assumir algum cargo do 1° escalão, optou, junto a Lula, a permanecer no Senado, onde o presidente pretende ganhar forças com o aliado que tem grande capacidade de articulação.
Já Márcio Macêdo foi escolhido por Lula para comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República, sendo um dos ministros mais próximos do petista. Caberá a ele cuidar da agenda institucional do governo e ajudá-lo na tomada de decisões estratégicas.
Enquanto que Eliane assumiu a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), função estratégica do governo. A pasta é o órgão responsável pela gestão e operacionalização do principal programa de transferência de renda do Governo Federal, o Auxílio Brasil, que deverá voltar a ser o Bolsa Família.
De tal forma, os sergipanos terão proximidade com o presidente, em Brasília, onde permanecerão defendendo as bandeiras em prol do povo.