Informações sobre movimentações políticas nos bastidores de olho nas eleições 2024, além da repercussão de outros fatos da política nesta semana, são destaques no Giro Político deste domingo, 23. Confira:
PT se fortalece em Sergipe
O PT mostrou força em Sergipe com os quase 600 mil votos dados a Rogério Carvalho e a manutenção do mandato de deputado federal de João Daniel. Agora, em 2023, a sigla viu outros nomes como Eliane Aquino, Márcio Macedo, Rose Rodrigues e Candice Carvalho ganharem espaço no Governo Lula. As informações são que, até o final de maio, outros nomes do Partido dos Trabalhadores de Sergipe estarão conquistando espaços importantes.
João Daniel e Rogério Carvalho
João Daniel assumiu a coordenação do Núcleo Agrário do PT e está a frente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). Já Rogério, fincou uma bandeira como principal nome da oposição no estado, mantendo lealdade aos 586 mil votos. Além disso, se fortalecendo nacionalmente, foi eleito primeiro-secretário do Senado com aval do PT e de Rodrigo Pacheco.
Pacheco e Rogério
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se tornou o braço forte de Lula no Congresso. Segundo fontes da Realce, Pacheco e Rogério Carvalho, senador sergipano, tem uma relação muito próxima, a ponto de ambos frequentarem as residências pessoais um do outro. A relação de confiança dos parlamentares está sendo importante nos bastidores, na articulação com os parlamentares no Congresso Nacional. A Realce trará informações exclusivas de Brasília nos próximos dias.
Ficha limpa?
Em resposta à Realce, que veiculou a denúncia de um suposto esquema criminoso de Sérgio Reis (PSD), o deputado estadual frisou que tais informações não procedem, frisando que trata-se de um político “ficha-limpa”- mesmo já tendo sido condenado por improbidade administrativa. As denúncias foram feitas pelo deputado federal Gustinho Ribeiro e repercutidas em toda imprensa do estado, mas Sérgio decidiu atacar novamente apenas a Realce.
Legislando por causa própria
De acordo com de denúncia de Gustinho, o Saramandaia estaria legislando por causa própria, ao propor um projeto de Lei para obrigar que municípios com mais de 80 mil habitantes tenham UPA 24h, a exemplo de Lagarto, o que o beneficiaria, já que possui administrações no ramo da saúde no município.
André Moura X Mitidieri
O governador Fábio Mitidieri (PSD) tem deixado a desejar sua posição de liderança dentro da base governista, ao não saber remediar conflitos internos. No mais recente episódio, o mandatário protagonizou um clima de estranhamento com André Moura (UB), que foi seu principal articulador de campanha em 2022. A informação é de que o pessedista está insatisfeito com apoios do ex-deputado a prováveis adversários diretos na Grande Aracaju.
André Moura
Não é de se estranhar que André Moura já esteja, mesmo que minuciosamente, a iniciar suas movimentações políticas de apoios para 2024, tendo em vista que ele é amplamente conhecido por suas fortes habilidades de articulação. No entanto, o que chama atenção, são seus posicionamentos que contrariam as decisões dos governistas, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro, onde já deixou claro que apoiará o grupo de Fábio Henrique (UB), e não ao bloco do atual prefeito Padre Inaldo (PP) ou do Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), ambos aliados de Mitidieri.
Valmir
E por falar em governistas, um dos principais nomes da oposição no estado quase colocou por água abaixo todo um projeto de líder popular devido a recentes e polêmicas declarações. Trata-se de Valmir de Francisquinho (PL), que deixou a entender que teria sido conivente com uma possível interferência política em seu processo de inelegibilidade, em troca de apoio ao senador Rogério Carvalho (PT), que disputou o segundo turno do governo de Sergipe contra Mitidieri.
Camilo Daniel
Com formação em Ciências Sociais pela UFS e mestrado em Desenvolvimento Territorial pela Unesp, o jovem Camilo Daniel, membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), assumiu a coordenação geral do Escritório Estadual de Desenvolvimento Agrário no Estado de Sergipe. Ele assume a função da pasta que havia sido extinta na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) e recriado agora no governo Lula (PT).
Bolsonaro
E por falar em Bolsonaro, o ex-presidente já começa a estudar possibilidades para seu futuro político, mesmo com as chances de ficar inelegível. A informação é que Jair estaria comunicando a aliados que irá se candidatar ao Senado pelo Distrito Federal, considerando a quantidade de votos recebida na região. Porém, informações também dão conta de que ele poderá emplacar sua esposa, Michelle Bolsonaro, para disputar ao mesmo cargo.
CPMI
A possível instalação de uma CPMI dos atos de 8 de janeiro voltou ao centro de debates no Congresso Nacional nesta semana, quando sergipanos, defensores de Lula e Bolsonaro, Rogério Carvalho (PT) e Rodrigo Valadares (UB), respectivamente, protagonizaram as discussões com diferentes posicionamentos. Enquanto o bolsonarista cobra para que a Comissão seja instaurada o mais rápido possível, o petista defendeu que não há necessidade para investigar os crimes, uma vez que eles já foram cometidos.
Autonomia para fazer o que quiser com o estado
Foi aprovado nesta semana na Alese o Projeto de Lei nº 150, de 2023, de autoria do Governo do Estado, e que, conforme a oposição, apresenta pontos preocupantes quanto à manutenção da autonomia e funcionalidade de diversos setores. No entendimento de Rogério Carvalho, por exemplo, a proposta apresentada “dá ao governador autorização para fazer o que quiser com o estado”. “Ou seja: vender, arrendar, entregar para a iniciativa privada etc., sem definir qual será o benefício para a população”. A proposta também prevê que os projetos privados firmados sob sua regulação sejam colocados como prioridade à frente das demais necessidades públicas.
Filho de Acácia Ribeiro candidato
Carlinhos Ribeiro vem articulando nos bastidores para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Lagarto. Com uma herança política de peso, neto de Ribeirinho, criador do grupo Bole-Bole, e filho de Acácia Ribeiro, o jovem vem recuperando aos poucos as bases políticas criadas por sua mãe e deverá ser surpresa nas próximas eleições.