Neste Giro Político a Realce traz, mais uma vez, informações dos bastidores e repercussão dos fatos mais relevantes da semana, incluindo as movimentações políticas das lideranças que miram, desde já, as eleições 2024. Confira:
Edvaldo e PT
O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) não estaria tão passivo assim como imaginam em relação às evidentes articulações de Fábio Mitidieri (PSD) para romper o acordo das eleições 2024 na capital. A informação é de que o gestor, visando permanecer com força para liderar o processo sucessório, estaria se reaproximando do PT, através do senador e primeiro-secretário Rogério Carvalho.
Edvaldo e PT II
Neste cenário, em que não poderá ser reeleito em 2024, Edvaldo estaria articulando junto ao petista para que seja candidato ao Senado em 2026, enquanto que Rogério deverá, novamente, disputar para o Governo de Sergipe. Além disso, para o próximo ano, o acordo entre ambos possivelmente inclui o presidente do MDB estadual, Sérgio Gama, como candidato a vice na chapa que será lançada por Nogueira.
Aracaju
O retorno da velha aliança com o PT vem sendo desenhado após Edvaldo ter sido deixado de lado pelo grupo governista na escolha de seu sucessor para as eleições 2024. A informação é que Fábio estaria passando por cima do acordo, ao trabalhar indicações de nomes para compor a chapa majoritária em Aracaju, junto com o presidente do União Brasil em Sergipe, André Moura. Eles estariam articulando para que Katarina Feitoza (PSD) seja a candidata a prefeita, tendo como vice a delegada Danielle Garcia (Podemos), com indicação de AM, para bater de frente contra a favorita, Emília Corrêa (Patriotas).
Força e coragem de Valmir Monteiro
Mesmo com as limitações de saúde e o tratamento contra o câncer de estômago, o ex-prefeito Valmir Monteiro tem iniciado com bravura uma articulação para que seu nome seja o escolhido do grupo para as eleições 2024 em Lagarto. Ele conta com mandatos que ficaram marcados na história do município, por ter recebido em suas gestões a Universidade Federal de Sergipe, o Hospital Universitário, além de diversas obras, que certamente o impulsionam para ser indicado para representar, novamente, os lagartenses. Este, ao que parece, será seu último ato na política sergipana.
Lagarto
E por falar em Lagarto, movimentações do grupo de Gustinho e Hilda confirmam que Rafaela Ribeiro (Solidariedade), que enfrentava resistência dos demais, a princípio, será realmente candidata. O que não é novidade para ninguém. A atual prefeita e sua possível sucessora têm, inclusive, caminhado juntas com frequência, seja em visitas a obras, como em eventos políticos não somente no município.
Lagarto II
Do outro lado, os Saramandaias encontram-se em um beco sem saída para decidir se Goretti Reis ou Sérgio Reis, ambos do PSD, irão representar o grupo na disputa. Isso porque o empresário José Augusto Vieira já deu um ultimato: só vai se manifestar sobre seu apoio de peso se a ex-deputada for a candidata. Caso contrário, irá manter apoio ao grupo de Gustinho.
André David
Antes cotado para formar uma chapa com a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) na disputa de Aracaju em 2024, agora o delegado André David (Republicanos) passa a ser um forte nome cogitado para entrar no páreo de Estância no próximo ano. A informação é de ele poderá formar uma chapa com Ivan Leite ou Misael Dantas, caso o grupo do prefeito Gilson Andrade disser não ao União Brasil.
Tobias Barreto
À Realce, uma fonte denunciante informou, com exclusividade, que o prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, indicou um enfermeiro sem registro no Coren para assumir a coordenação de assistência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que vai totalmente contra às regras da profissão. Regulamentada por lei, na enfermagem algumas atividades são restritas ao enfermeiro e os graus de habilitação devem ser respeitados. Ou seja, a profissão só pode ser exercida por profissionais adequadamente habilitados e inscritos no conselho profissional.
Oposição
Além de Emília, outro nome feminino que surge desde já com força para o páreo em Aracaju é o da deputada estadual Linda Brasil (PSOL). A parlamentar, que conseguiu o feito de ser a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Aracaju e na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com votações expressivas, agora almeja ampliar seus horizontes com uma possível candidatura a prefeita da capital. No entanto, ela deverá, antes de tudo, enfrentar uma disputa interna no partido, diante da pretensão de Iran Barbosa (PSOL) para ser o escolhido pela sigla.
Desdém com servidores
O governador Fábio Mitidieri (PSD) deu mais um tiro no próprio pé com o desdém que tem tratado a classe do magistério, principalmente, quando concedeu míseros reajustes aos servidores públicos, enquanto segue com o maior salário do país entre os chefes do Executivo.
PSD
O Diretório do PSD em Sergipe realizou na terça-feira, 2, sua convenção estadual. Na ocasião, os atuais presidente e secretário geral da sigla, respectivamente, Belivaldo Chagas e Jorge Araújo, foram reeleitos, enquanto os deputados federais Fábio Reis e Katarina Feitosa foram escolhidos para compor a nova executiva no estado. Ao que tudo indica, estes são os primeiros passos dos pessedistas rumo às eleições municipais de 2024.
Deso
Voltou a ser pautada na última semana com repercussão a nível nacional, a possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A empresa que ganhar a concessão da estatal vai usufruir dela por 35 anos, segundo a secretária estadual da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi. A chefe da pasta informou ainda que a Parceria Público-Privada (PPP), que prevê entregar a distribuição e o saneamento à iniciativa privada, representará um investimento de R$ 7 milhões e o leilão deverá ocorrer até dezembro deste ano. O estudo para a concessão está sendo conduzido pelo BNDES.
Cristinápolis
O prefeito de Cristinápolis Sandro de Jesus passou a ter a maioria simples na Câmara de Vereadores, o que gera uma grande reviravolta no cenário político do município, como o que aconteceu com o retorno das aulas escolares, que vinham sendo impedidas devido a uma resistência da oposição.
PL 2630
Parlamentares sergipanos no Congresso dividem opiniões sobre o PL 2630. Para João Daniel e Rogério Carvalho, ambos do PT, a proposta trata-se de um combate às fake news, enquanto que para Rodrigo Valadares (UB) e Ícaro de Valmir (PL), a propositura permite a censura nas redes sociais. A votação do texto estava marcada para a terça-feira, 2, mas foi adiada e segue sem uma nova data.