Por Marcos Andrade
Valmir Monteiro certamente é uma das mais emblemáticas figuras políticas do estado de Sergipe. Ele foi prefeito de Lagarto duas vezes e teve quatro mandatos de deputado estadual. Mas não é apenas por isso que o ex-gestor deve ser reconhecido: Valmir tem uma trajetória pessoal que, sem sombra de dúvidas, é daquelas histórias que marcam um tempo.
Detendo da maior popularidade do município, sendo indiscutivelmente a grande liderança popular da história da cidade, Valmir, se confirmar candidatura, será um homem difícil a ser batido, mesmo tendo sido preso em volta de uma série de eventos que tornaram o ocorrido suspeito à época. É, inclusive, importante frisar que a população local acredita em perseguição política.
O ex-prefeito luta contra um câncer no estômago, mas, com força e coragem, continua engajado na política, apresentando programa de rádio e realizando movimentações no cenário. Ou seja, ele luta pela sobrevivência física ao mesmo tempo que batalha pela manutenção de seu legado político.
Apesar de já ter mandatos em que construiu casas para as comunidades carentes, creches, recebeu a Universidade Federal de Sergipe em Lagarto, além de outras obras históricas, agora, Valmir buscará novamente o reconhecimento do povo num ato que pode ser o último de sua vida que, certamente, foi um espetáculo, onde o povo não foi a plateia, mas os atores principais, tendo-o como um herói, e com uma imensurável gratidão.