No Giro Político deste domingo, 14, dia das mães, a Realce volta a citar a força de Emília Corrêa na capital sergipana para as eleições 2024, além de analisar o cenário no interior do estado, em que outras mulheres também se destacam.
Aracaju
Numa das eleições que deverá ser a mais disputada da capital sergipana, o presidente do MDB Sergipe, Sérgio Gama, tem articulado para disputar a prefeitura. Há informações, inclusive, de que com a possível reaproximação de Edvaldo Nogueira (PDT) com o PT, o empresário estaria sendo cogitado para compor uma chapa majoritária com o gestor. No entanto, aliados do empresário afirmam que ele deverá mesmo ir para o pleito como candidato a prefeito.
Aracaju II
Por outro lado, não é novidade para ninguém que a vereadora de Aracaju, Emília Corrêa (Patriotas), é a grande favorita para o pleito da capital, assegurada com uma popularidade crescente desde suas disputas no Legislativo. E agora, fortalecida ainda mais após o último páreo, a parlamentar aparece no cenário com maior possibilidade de vitória no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisas de consumo interno encomendadas pelos próprios governistas. A informação é que o alerta foi ligado desde o início do ano na base aliada.
Rogério
Conhecido no cenário nacional por suas gestões na saúde, por sua forte atuação na CPI da covid-19, e por sua fiel aliança com o presidente Lula (PT), o senador e primeiro-secretário Rogério Carvalho (PT) assumiu mais uma posição de destaque e de extrema importância, que certamente fortalecerá sua posição de um dos grandes nomes da política nacional. Agora o petista fará parte da CPMI do 8 de janeiro, que investigará os atos antidemocráticos ocorridos contra os Três Poderes.
Rogério II
Tamanho é o crescimento de Rogério que, assim como foi feito no período eleitoral, seus adversários utilizam fake news numa tentativa de diminuí-lo. Desta vez foram divulgadas informações falsas a respeito do empenho de emendas parlamentares feito pelo governo Lula, contendo dados imprecisos sobre os números do petista, quando na verdade ele lidera a lista entre os congressistas sergipanos, com o maior valor.
Frei Paulo
Impedido de disputar novamente em Frei Paulo nas eleições do próximo ano, por já possuir dois mandatos consecutivos, o atual prefeito do município, Anderson Meneses, vê se esvair as chances de seu grupo permanecer no poder mesmo após sua saída da prefeitura. Isso porque há uma crescente vontade entre os freipaulistanos de uma mudança nos rumos políticos da cidade. Nesse cenário, o ex-prefeito José Arinaldo de Oliveira Filho, que é, sem dúvidas, o maior líder oposicionista do município, surge como um dos grandes nomes favoritos ao pleito.
Luciano Bispo enfraquecido
O deputado estadual Luciano Bispo mudou repentinamente o cenário que já vinha sendo firmado em Itabaiana para as eleições 2024, onde lidera o agrupamento da oposição. Ao contrário do que estava sendo desenhado para a possível candidatura de Edson Passos (MDB), agora o parlamentar tem afirmado a aliados que lançará o empresário Aguinaldo de Verso para o páreo, o que sepulta, de uma vez, as chances do grupo.
Grupo de Valmir tranquilo
Nesse cenário, uma certeza prevalece: a força dos situacionistas Adailton Sousa (PL) e Valmir de Francisquinho (PL) é imbatível, independente de qual nomes dos dois estará na disputa. E, ainda mais, considerando o enfraquecimento constante do grupo de Luciano, que fez esvair qualquer chance mínima de vitória com as mudanças repentinas de nomes para o páreo.
Terceira via em Lagarto
No município de Lagarto a polarização entre os Reis e os Ribeiros parece estar próxima de enfraquecer. Agora, surge a criação de uma terceira via, com a possível formação de chapa entre o vereador Matheus Corrêa (Cidadania) e o ex-prefeito Valmir Monteiro, que poderá garantir o favoritismo de ambos e aniquilar as chances dos grupos comandados por Gustinho Ribeiro e Sérgio Reis.
Candidata a sucessão
No entanto, vale lembrar que, de um lado estão os Reis, totalmente enfraquecidos com os frequentes atritos entre Sérgio e Goretti, do outro está o grupo que visa permanecer no poder, após a saída de Hilda. Este, inclusive, já começa a articular com firmeza o nome de Rafaela Ribeiro, que já surge forte no cenário para o pleito. E resta saber: onde os mais de 32 mil eleitores que votaram nos remanescentes do Bole-Bole depositarão o desejo de não ver o Saramandaia voltar ao comando da Prefeitura, em Valmir ou Rafaela?