Em grande destaque no país, o sergipano Nadson Ferinha tem se tornado o fenômeno do arrocha, com uma maratona de shows. O jovem, de apenas 21 anos, já conta com cerca de 50 apresentações confirmados até o final de julho. Além disso, há a promessa de mais um hit, Sinal, que será lançada em breve em parceria com o cantor João Gomes, que, sem sombra de dúvidas, irá alavancar ainda mais o seu sucesso.
E, como diz a famosa frase de Claudiney Ribeiro, “por trás de um grande sucesso existe sempre uma grande equipe”. No caso de Nadson, o cantor conta com vários profissionais para lhe auxiliar com sua agenda cheia de shows. A exemplo do fonoaudiólogo lagartense, Alefi Souza, que trabalha com o jovem há mais de seis anos.
À Realce, o profissional contou como funciona os cuidados com a voz do artista. “Sempre tivemos encontros em ambulatório, domicílio e até mesmo on-line durante a pandemia mas agora, em virtude da demanda de shows, por exemplo mês de junho: 46 shows foi fundamental a minha participação diária com ele”, disse.
Alefi ainda pontuou que, mesmo com 46 shows apenas em junho, Nadson não apresentou nenhum sinal de rouquidão em nenhum deles. Ele detalha que, para isso, foi preciso fazer acompanhamento em todas as apresentações, preparando a voz do jovem com técnicas de respiração, aumento de ressonância e resistência vocal além do aquecimento e desaquecimento vocal antes e após a sua apresentação no palco.
“Essa é a importância do fono na vida do cantor, essa é a minha função na vida do nadson, garantir que ele consiga de forma confortável realizar as demandas vocais sem sofrer nenhuma alteração”, frisou.
Por fim, Alefi ressaltou sobre como é essencial e indispensável que o profissional da voz tenha acompanhamento vocal com um fonoaudiólogo. “O fonoaudiólogo vai atuar com técnicas e orientações para manter uma saúde vocal desses profissionais. Por exemplo: cantores tem muita facilidade de ficarem com disfonias vocais e o principal sinal é a rouquidão ou perda da voz. O fonoaudiólogo vai atuar justamente no condicionamento vocal pra que isso não aconteça”, finalizou.