Faça chuva ou faça sol em Sergipe, Overland Amaral é quase sinônimo de previsão de tempo, por monitorar, na maioria das vezes, de forma certeira, as precipitações chuvosas ou outros eventos climáticos. Assim ocorreu, inclusive, após o meteorologista descartar a possibilidade de um ciclone extratropical atingir o estado, na última semana, considerando que os dados divulgados em portais de notícias e repercutidos nas redes sociais não condiziam com as condições climatológicas referentes ao Leste do Nordeste e ao território sergipano.
A informação divulgada era de que o Instituto Nacional de Meterologia emitiu um “alerta amarelo” e destacou o perigo potencial de tempestades e chuvas intensas em alguns estados, incluindo Sergipe, devido a formação de um ciclone extratropical e também do transporte de umidade.
No entanto, passou-se os dias em que o ciclone era previsto no estado, e nenhuma anormalidade do tipo foi registrada nos 75 municípios sergipanos, confirmando, mais uma vez, a perspicácia de Overland.
Na ocasião, Amaral foi incisivo, ao salientar que nunca na história da meteorologia e na climatologia um ciclone dessa natureza atuou sobre o Leste do Nordeste. E, merecidamente, ele recebeu reconhecimento no estado por tranquilizar a população que foi pegada de surpresa com a informação inicial.
Nascido em Nossa Senhora da Glória, Overland é geógrafo formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Fez pós na mesma instituição e no Instituto de Ciências Espaciais (Inpe). E, há mais de 41 anos, é quem dá as cartas climáticas no estado.