O cenário político da Grande Aracaju para as eleições 2024 começa a ganhar contornos sólidos. A capital e Nossa Senhora do Socorro têm grandes possibilidades de eleger duas mulheres com grandes carreiras no Direito – a vereadora, Emília Corrêa (Patriota), que exerceu por 33 anos a função de defensora pública; e a atual procuradora-Geral de Socorro, Vivianne Sobral, respectivamente.
Para o pleito do próximo ano, um dos elementos mais notáveis é a crescente preferência do eleitor por mulheres ocupando cargos de poder. A liderança isolada de Emília Corrêa e o fortalecimento nos bastidores de Vivianne Sobral reflete esse desejo de mudança e a confiança na capacidade das mulheres de conduzir os destinos das cidades da Grande Aracaju, ainda mais por terem afinidade e conhecimento em áreas essenciais para a gestão pública e política.
Emília lidera disparada as intenções de voto para a prefeitura de Aracaju, conforme pesquisas de consumo interno e demais levantamentos. Já no caso de Socorro, o crescimento de Vivianne ocorre de forma natural, tendo em vista que ela incorpora atributos promissores tão desejados para uma maior representatividade feminina na política local.
Vale lembrar que, em Socorro, há uma alta rejeição do nome de Renato Nogueira como pré-candidato de Padre Inaldo (PP), o que também corrobora para que Vivianne seja pré-candidata pelo grupo.
Além dela, outro nome feminino que era especulado para a disputa era o da deputada estadual e esposa de Inaldo, Carminha Paiva (Republicanos). No entanto, segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral, Wesley Araújo, na condição de companheira/cônjuge do gestor reeleito ela não pode disputar o cargo de prefeita no município.