Enquanto crescem as especulações sobre a possível pré-candidatura de Yandra Moura (UB) à prefeitura de Aracaju, fontes no alto escalão indicam que essa movimentação pode estar vinculada a um plano futuro de André Moura (UB) visando as eleições de 2026.
Nos bastidores políticos, especula-se que André esteja fortalecendo alianças políticas na Grande Aracaju, onde historicamente tem menos apoio eleitoral, em preparação para uma possível disputa ao Senado. Para as eleições de 2024, AM também almeja indicar o vice na chapa governista.
Movimentações na Grande Aracaju
Essas especulações ganharam impulso com a recente presença de Yandra ao lado de vereadores da oposição, como Ricardo Marques e Sheyla Galba, ambos do Cidadania, em uma foto que chamou a atenção da classe política. Enquanto as atenções se voltam para a possível candidatura da deputada à prefeitura de Aracaju, André parece estar planejando estrategicamente seu futuro político, concentrando esforços na consolidação de sua influência na região da Grande Aracaju.
Emília
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) expressou abertamente que existe uma “grande chance” de concorrer ao cargo majoritário nas próximas eleições municipais em Aracaju. Embora não tenha confirmado oficialmente sua pré-candidatura, a parlamentar foi enfática ao afirmar que não cederá a pressões financeiras e que qualquer eventual candidatura estará firmemente comprometida com os interesses do povo.
Itaporanga D’Ajuda
Vago, polêmico e preocupante. Assim define um dos parlamentares presentes na reunião marcada pela prefeitura municipal de Itaporanga D’Ajuda sobre o projeto de Lei apresentado pela gestão. A proposta seria um abono especial aos servidores, permitindo que eles contraiam empréstimos individuais com o Banese para pagar seus próprios salários, caso o município não tenha condições de fazê-lo nos meses de outubro, novembro e dezembro. O valor da linha de crédito seria dividido em 12 parcelas, com os juros a cargo da administração municipal.
Itaporanga D’Ajuda II
Para o parlamentar, essa solução encontrada pela prefeitura é controversa, uma vez que, segundo ele, não foram os servidores que causaram o problema financeiro do município, mas sim os gestores. O parlamentar ressaltou que não há nenhuma garantia de que o município cumprirá o abono para os servidores que aderirem a essa alternativa. Além disso, ele expressou sua discordância em relação ao projeto, destacando sua natureza vaga e a falta de esclarecimentos por parte da prefeitura.
Itaporanga D’Ajuda III
A especulação era de que a administração municipal iria adquirir o empréstimo, considerando a crise financeira que assola o município. Este endividamento significativo é amplamente atribuído por opositores à desorganização financeira da administração local, que enfrenta dificuldades crescentes para manter suas obrigações financeiras em dia.
Itaporanga D’Ajuda IV
A insatisfação dos servidores em relação ao PL levou a uma assembleia para discutir propostas de alteração no projeto, seguida por uma reunião com o Ministério Público. Além disso, está programado um ato de protesto em frente à Câmara Municipal. A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga D’Ajuda e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe.
Pesquisas da Realce
Até o momento, a Realce já realizou pesquisas de opinião pública para as eleições 2024 em quatro municípios sergipanos: Itabaiana, Umbaúba, Poço Verde e Cristinápolis. Neles, a revista forneceu informações valiosas sobre o cenário político local e as tendências eleitorais que podem influenciar o pleito do próximo ano.
Pesquisas da Realce II
O próximo município a ser contemplado com o levantamento da revista é Tobias Barreto, no qual a sondagem aponta um cenário bastante acirrado entre o atual prefeito Dilson de Agripino (Cidadania) e Kaká Santos (UB). O resultado será divulgado amanhã, 10. Ainda nesta semana também serão divulgadas pesquisas em Itabaianinha, Itaporanga e Lagarto, no dia 15.
Pesquisas da Realce III
Aracaju, Frei Paulo, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Estância e Riachão também serão contemplados pelos levantamentos da Realce, que é conhecida por sua assertividade, tendo acertado 100% dos resultados em 43 dos municípios em que realizou sondagens em 2020, por exemplo.
Entre os melhores
Rogério Carvalho (PT) recebeu destaque mais uma vez, sendo reconhecido como um dos melhores senadores do Brasil no Prêmio Elite Parlamentar 2023. Essa premiação é a terceira que o senador recebe neste ano, incluindo sua eleição como um dos dez melhores senadores pelo Congresso em Foco e sua inclusão entre os 100 melhores parlamentares no ranking “Cabeças do Congresso Nacional” do Diap.