Se as eleições 2024 fossem hoje, o secretário de Obras de Capela, Rodrigo Sobral (UB), consolidaria seu primeiro mandato como prefeito do município. É o que aponta uma sondagem da nova remessa de pesquisas da Realce, em que ele desponta na liderança das intenções de voto contra nomes como o ex-prefeito, Manoel Messias Sukita (PT), que, até o momento, está impedido juridicamente de disputar o pleito. Possíveis candidatos apoiados por ele para o Executivo Municipal também foram consultados no levantamento da revista.
Em um dos cenários, considerando a menção dos nomes de forma espontânea, Rodrigo Sobral aparece com 13,7% das intenções de voto, contra 11,8% do ex-prefeito Sukita. Astrogildo da Farmácia (PDT) soma 6,4%, e Clara Sukita (PT), 2,1%. 18,5% dos entrevistados não votariam em nenhum deles; não sabem ou não responderam atingiram um elevado índice de 47,5%.
Nos cenários induzidos, Sobral também aparece na liderança. Contra Clara Sukita, que foi candidata nas eleições de 2020 e 2022, Rodrigo teria uma vantagem expressiva de mais de 15%, atingindo 46% contra 30,5% da opositora. Brancos e nulos somam 11,1%. Não sabem e não responderam, 12,4%.
Já contra Carlos Alberto Ribeiro, que foi candidato a vice-prefeito de Clara no pleito municipal anterior, Rodrigo teria uma vantagem ainda maior, atingindo 51,6%, contra 16,2% do empresário. Não sabe ou não respondeu chegou a 19,4%. Brancos e nulos, 12,8%.
Vale destacar que Carlos e Clara formaram uma chapa na eleição passada e podem, segundo informações, repetir a composição para o novo pleito, com um deles sendo a cabeça e o outro vice.
A pesquisa foi realizada no dia 21 de dezembro. Com 418 coletas, o levantamento possui margem de erro de 4%, e o intervalo de confiança de 95%.