O eleitor de Sergipe, principalmente de Aracaju, não deseja manter no poder o grupo que comanda o estado há mais de 20 anos e essa resposta foi dada nas urnas, quando, mesmo sabendo que seus votos seriam anulados, 457 mil pessoas votaram em Valmir de Francisquinho (PL), deixando Fábio Mitidieri (PSD) em terceiro lugar. No segundo turno, após uma feroz manipulação ideológica e claros abusos de poder político e econômico, os governistas derrotaram Rogério Carvalho (PT). Na capital, com o eleitorado buscando um nome para retirar Edvaldo Nogueira (PDT) e o governador do comando, nomes como Emília Corrêa (PRD) começaram a emergir e ganhar força na busca pela Prefeitura.
Outros possíveis candidatos, como Candisse Carvalho (PT) e Yandra Moura (UB) também se fortaleceram, principalmente a petista, que conta com um cativo eleitorado lulista. Mas as duas últimas serão abordadas nos próximos dias.
No caso de Emília, assim como Valmir em 2022, que surgiu como uma alternativa para aqueles que almejavam mudança, a vereadora emergiu como um fenômeno eleitoral. No entanto, apesar de terem muitas similaridades com suas respectivas popularidades, é notável uma diferença entre ambos: há um ano da disputa, a força de Corrêa era maior, quando comparada com a do ex-prefeito no mesmo intervalo de tempo no pleito passado.
Desde o início de 2023, diante do grande apelo popular em torno de sua pré-candidatura, devido a sua coerência e capacidade política, a parlamentar se consolidou como a favorita para a corrida pela prefeitura da capital, tendo mais que o dobro das intenções de voto que Valmir registrou na primeira sondagem para 2022, ainda em 2021.
No levantamento inicial, o ex-prefeito da cidade serrana não ultrapassou os 20% da preferência do eleitorado, apesar de liderá-la. Já Emília surgiu desde o começo com altos números que, conforme analistas políticos, lhe dariam folga para vencer a disputa deste ano já no primeiro turno.
A parlamentar, surfando na onda significativa de demanda por mudanças, impactou diretamente o cenário da capital. Esse movimento resultou em um aumento das pré-candidaturas femininas e impulsionou os movimentos entre os governistas, considerando o panorama desafiador para a permanência do grupo na capital.