Na manhã deste sábado, 9, o Partido dos Trabalhadores (PT) deu um importante passo em direção ao seu tão almejado protagonismo em Aracaju, oficializando a pré-candidatura de Candisse Carvalho para a disputa pela prefeitura da capital. O evento de oficialização contou com a presença massiva da militância e lideranças petistas, como era esperado.
Candisse é considerada por analistas políticos e pela própria militância como o melhor nome da federação para representá-la na eleição, já que há um grande clamor popular por mulheres no poder, o que abre espaço para a possibilidade de a capital eleger sua primeira prefeita da história; e também considerando a alta probabilidade do cenário de 2022 se repetir neste ano, com uma candidata de esquerda e outra de direita indo ao segundo turno.
Além disso, Candisse conta com o fato de ter sido uma grande surpresa dentro da esquerda, preenchendo lacunas deixadas por outros membros do partido. Superando as expectativas dentro do PT, ela tem conquistado apoio tanto da militância quanto da base lulista, destacando-se como o nome que mais cresceu nos últimos meses para a disputa eleitoral.
No encontro municipal deste sábado, 9, participaram os 140 delegados eleitos no último dia 24, juntamente com Candisse, o presidente estadual do PT, João Daniel, o senador Rogério Carvalho, a ex-deputada Ana Lúcia, o deputado federal do Rio de Janeiro, Lindbergh Farias; os prefeitos Cristiano Viana de Simão Dias, Givanildo Costa de Salgado, Gilberto Maynart de Maruim, Dr Fábio de Arauá, o vereador de Aracaju Camilo Daniel e lideranças de todo o estado.
Com a oficialização do nome da jornalista, o próximo passo da pré-candidatura do PT será passar pela federação, composta também pelo PV e PCdoB. Caso não haja consenso entre os partidos, a decisão final será deliberada pela Assembleia Geral, o órgão máximo, onde o PT detém a maioria das cadeiras.