Após um período de postura independente e distanciamento do grupo liderado por Otávio Sobral, que enfrenta uma alta rejeição em Itaporanga D’Ajuda, Ivan Sobral se somou ao bloco e será o pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, com apoio dos situacionistas. A decisão foi tomada em consenso na última segunda-feira, 25, segundo revelou o deputado estadual Marcelo Sobral (UB).
No entanto, nos bastidores, a escolha por Ivan surpreendeu, já que o especulado era que Faustinho Sobral fosse a opção do grupo, visto que vinha realizando atividades de pré-campanha ao lado do atual gestor pelas ruas do município.
Com essa definição, o grupo se prepara para enfrentar a força da ex-prefeita Gracinha Garcez (PL), que surge como favorita na disputa eleitoral, com amplas chances de retornar ao comando da cidade. Esse cenário é impulsionado, em parte, pela rejeição significativa ao grupo do atual prefeito, atribuída à crise financeira que assola Itaporanga D’Ajuda.
Gracinha Garcez, natural do município, já ocupou o cargo de prefeita por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016. Enquanto Ivan é empresário do agronegócio, e essa será sua estreia numa disputa política na cidade.