Embora a corrida eleitoral em Lagarto aparente estar indefinida, os eleitores do grupo liderado pelo deputado estadual Sérgio Reis (PSD) se animam com um panorama cada vez mais favorável para a pré-campanha a prefeito do seu líder: ele tem fortalecido as bases que estão a anos no grupo, continua trazendo novas lideranças antes alinhadas com seus principais adversários políticos e, consequentemente, registrado um constante crescimento nas pesquisas de intenção de voto realizadas no município.
No levantamento mais recente, por exemplo, divulgado nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto de Pesquisas de Nordeste (INOR), Sérgio lidera em todos os cenários apresentados, seja induzido ou espontâneo.
Quando não são listados nomes de possíveis futuros candidatos, Reis é o favorito dos entrevistados com 25%. Já no cenário induzido, em que são apresentadas as opções, o deputado também lidera com folga, somando 40,11% dos entrevistados, tendo mais de 12 pontos percentuais de vantagem contra a pré-candidata dos Ribeiros, Rafaela Ribeiro, que soma 27,91%.
O relatório de pesquisa do INOR foi registrado no TSE sob o número SE-08748/2024. Ele, assim como outras sondagens, mostra um cenário que já era previsto por analistas políticos, com a debandada que tem sido vista no grupo de Gustinho Ribeiro (Republicanos).
Os Ribeiros têm ficado em desvantagem, em uma situação delicada, se esvaziando aos poucos, mesmo faltando mais de cinco meses para a disputa e com a máquina municipal sobre seu domínio, devido a uma insatisfação generalizada que pode gerar um redução ainda maior.
Neste cenário, Sérgio é quem é naturalmente beneficiado, ampliando sua vantagem. Vale lembrar que sua posição pode se fortalecer ainda mais se ocorrer uma divisão de votos entre as famílias Monteiro e Ribeiro, como já abordado pela Realce, dependendo das decisões políticas futuras do ex-prefeito Valmir Monteiro (Podemos).