Após a pressão do senador Rogério Carvalho (PT), principal liderança sergipana em defesa do retorno da Petrobras a Sergipe, e enfrentando resistência da própria estatal, Laércio Oliveira (PP) decidiu retirar do relatório final do Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) o capítulo que tratava da diminuição do poder de mercado da empresa no setor de gás natural.
“Apesar das minhas crenças e convicções, e do entendimento de que a implementação dos aperfeiçoamentos previamente submetidos à apreciação dos pares seria o caminho mais adequado para atender aos anseios em questão, reconheço que tais aprimoramentos podem ser realizados em momento oportuno, respeitando o tempo da política e o discernimento que ela traz aos meus nobres colegas”, justificou Laércio em um trecho do relatório.
Além disso, ele afirmou, por meio de nota, que retirou o capítulo relacionado ao gás para “evitar qualquer atraso na agenda de votações do Congresso Nacional”.
A proposta, que buscava impedir qualquer agente econômico de deter mais de 50% de participação no mercado de gás, foi duramente criticada por Rogério, que a considerou prejudicial à Petrobras e ao estado de Sergipe, inclusive, para o seu retorno ao estado.
Ao site Poder 360, o petista declarou que, com a retirada do capítulo, as chances de o projeto ser aprovado aumentaram consideravelmente. O PATEN segue em tramitação na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado.