Neste sábado, 30, Atlético-MG e Botafogo decidiram a final da Libertadores 2024. Com o placar final de 3 a 1, o Glorioso levou a melhor e conquistou a ‘glória eterna’ no Monumental de Núñez. O título, faturado em um confronto histórico, é o primeiro na história do clube.
Desde os primeiros segundos, o duelo prometia fortes emoções aos torcedores. Gregore fez uma falta agressiva em Fausto Vera, que foi visto sangrando em campo. Assim, o jogador do Botafogo recebeu o cartão vermelho logo pela primeira dividida do embate.
Primeiro tempo todo do Botafogo
Ainda que o cenário parecesse desfavorável para o Botafogo, o elenco mostrou resistência e iniciou os trabalhos em Buenos Aires. Luiz Henrique aproveitou uma sobra limpa que tinha resvalado em Junior Alonso e bateu com tudo por baixo de Everson, aos 34 minutos de bola rolando.
E o pesadelo do Atlético parecia não ter fim tão cedo. O goleiro do Galo chegou atrasado para cobrir um erro de Arana e cometeu um pênalti sobre o camisa 7. Dessa maneira, Alex Telles chamou a responsabilidade e converteu a cobrança para ampliar o marcador, aos 42 minutos do primeiro tempo. Curiosamente, nos últimos momentos da etapa, o Alvinegro Mineiro tinha 78% da posse de bola e empatava em finalizações (6 a 6)
Etapa final: Atlético desconta
Os rumos do jogo se alteraram após o intervalo: o time de Gabriel Milito se recompôs e descontou no placar. Com apenas três minutos no segundo tempo, Hulk fez uma bela cobrança de escanteio e colocou com precisão na cabeça de Vargas, que anotou seu nono gol no ano.
O camisa 7 do Galo ainda teve uma chance formidável de deixa o seu aos 19 minutos, com um chute forte; no entanto, o lance parou no goleiro John, que fez uma grande defesa. Mesmo com o respiro e a quantidade considerável de finalizações (incluindo duas de Vargas que seriam ‘imperdíveis’), o Atlético não entregou o suficiente e viu o adversário conquistar a taça.
No apagar das luzes, Júnior Santos, artilheiro do campeonato, aproveitou o rebote, colocou a ‘última pá de terra’ sobre os rivais mineiros e consolidou de vez o Glorioso na história da competição.
Fonte: sportbuzz