As eleições de 2026 estão se aproximando e, nos bastidores de Riachão do Dantas, um embate de forças começa a ser desenhado entre os grupos da ex-prefeita Simone Andrade e do atual prefeito Galego da Samba.
De um lado, Simone deve concentrar seu apoio político no grupo da família Reis, que mantém forte presença eleitoral no município e histórico de votações expressivas. Do outro, Galego tende a alinhar suas forças ao grupo da família Ribeiro, numa tentativa de medir força já em 2026.
Os números das eleições de 2022 ajudam a dimensionar esse cenário. Na disputa para deputado federal, o grupo dos Reis levou vantagem em Riachão do Dantas: Fábio Reis (PSD) foi o mais votado, com 3.634 votos, enquanto Gustinho Ribeiro obteve 2.472 votos. A diferença foi de 1.162 votos.
Já na eleição para deputado estadual, o cenário também favoreceu o agrupamento que hoje se alinha aos Reis. Ibrain de Valmir (PV) teve 987 votos, enquanto Áurea Ribeiro obteve 969 votos, uma diferença de 18 votos.
E o resultado de 2026, dependendo de qual seja, será um forte termômetro para 2028, quando Simone, segundo informações, pretende retornar à prefeitura.


