O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), voltou a fazer críticas à situação encontrada na educação municipal ao assumir a Prefeitura e classificou como uma “vergonha” os índices de alfabetização deixados pela gestão de Hilda Ribeiro (PP). Segundo ele, apenas 31% das crianças do município sabiam ler e escrever na idade adequada quando a atual administração teve início.
Ao destacar os desafios enfrentados, Sérgio afirmou à Realce que o cenário encontrado exigiu uma força-tarefa para recuperar os indicadores educacionais. “Recebemos Lagarto com um indicador horrível, que apenas 31% das crianças, quando eu assumi, sabiam ler e escrever para a idade normal. Isso quer dizer que apenas 31 crianças em cada 100 sabiam ler e escrever no nosso município. Isso é uma vergonha”, declarou.
O prefeito ressaltou que os primeiros resultados já começaram a aparecer e afirmou que o percentual de crianças alfabetizadas subiu para 49% em pouco mais de um ano de gestão. “Em um ano apenas nós já conseguimos subir isso para 49%. E a meta desse ano é a gente chegar a 70% das crianças sabendo ler e escrever”, afirmou. Segundo ele, o objetivo da administração é alcançar 100% de alfabetização até o final do mandato.
Além das ações pedagógicas, Sérgio destacou os investimentos na infraestrutura da rede municipal. De acordo com o gestor, 33% das escolas serão reformadas neste ano, outras 33% em 2027 e mais 33% em 2028, permitindo que todas as unidades de ensino do município passem por melhorias. “Em quatro anos nós queremos reformar 100% das escolas do nosso município, dando melhores condições para os alunos aprenderem e para os professores ensinarem”, concluiu.
As declarações foram feitas à revista durante inauguração da creche-escola Maria Chiquinha, primeira AMEEI do estado, que vai atender até 216 crianças.


