Sergipe deverá alcançar neste ano o melhor resultado de sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi o que afirmou à Realce o vice-governador e ex-secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral (PSB), ao comentar sobre seu legado deixado à frente da Seduc e os avanços registrados pela rede estadual nos últimos anos.
Segundo Zezinho, os investimentos realizados na educação sergipana têm produzido resultados concretos tanto na estrutura das escolas quanto no desempenho dos estudantes. O ex-secretário destacou que a rede estadual atende atualmente cerca de 145 mil alunos e passou por um amplo processo de modernização, com reformas, climatização das unidades, ampliação do ensino em tempo integral, melhoria da alimentação escolar e programas de intercâmbio internacional voltados aos estudantes e professores.
Ao projetar os próximos indicadores educacionais, o vice-governador demonstrou confiança nos números que serão divulgados pelo Ministério da Educação. “As aulas acontecem, os alunos melhoram o IDEB. Nós teremos o resultado do IDEB esse ano. Acredito que teremos o melhor IDEB de todos os tempos de Sergipe, em função dos avanços na educação”, afirmou. Atualmente, segundo ele, 260 das 319 escolas estaduais já estão climatizadas, enquanto novos investimentos seguem sendo executados em diversas regiões do estado.
Os resultados mais recentes do IDEB já apontaram evolução da aprendizagem em Sergipe, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. Para Zezinho Sobral, esse crescimento é consequência de uma política educacional focada na melhoria da infraestrutura, valorização dos profissionais e ampliação das oportunidades para os estudantes. “Quem cuida da educação cuida do futuro de Sergipe. Quem dá oportunidade aos nossos jovens está fazendo o estado se tornar mais produtivo e mais seguro”, declarou.


