A cirurgiã-dentista e esposa do deputado estadual Neto Batalha (PP), Dra. Gabriella de Lica, assumiu a posição de pré-candidata a prefeita de Itabi e deve manter a liderança que sua mãe, Enid de Dona Lica, vinha cravando para as eleições 2024, antes de deixar a corrida eleitoral por motivos de saúde.
A empresária, que liderava as pesquisas de intenção de voto, incluindo a sondagem da Realce, enfrentou complicações de saúde nos últimos dias, resultando em duas cirurgias de urgência e afastamento das atividades políticas. Com a sua saída, o grupo liderado por Neto escolheu Dra. Gabriella para sustentar a liderança, respaldada pelas iniciativas do bloco em prol do município.
Neto Batalha, por exemplo, assegurou na última quarta-feira, 4, R$ 2 milhões para a reforma do mercado municipal em colaboração com o senador Laércio Oliveira (PP) e o prefeito Junior de Amintas (UB), evidenciando o compromisso do grupo com transformações na cidade.
Por outro lado, a oposição, que deverá ser representada no pleito por Edina do Povo, esposa do ex-prefeito Manoel Oliveira Silva, também vem se movimentando forte, na segunda colocação nas pesquisas, porém, enfrentando desgates do passado, após terem deixado a prefeitura com escândalos que ganharam repercussão em todo o país, como quando o ex-gestor foi acusado de atear fogo em documentos na sede da administração municipal em 2021.