A decisão anunciada na última quarta-feira, 21, pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM), para nomear o senador Rogério Carvalho (PT) como relator do colegiado, ganhou um grande destaque nacional.
Veículos de renome, como Veja, Istoé, CNN, Poder 360, Uol, O Antagonista, R7 e tantos outros repercutiram a escolha do presidente da comissão pelo senador sergipano, que tem experiência em colegiados como a CPI da Covid-19 e a CPMI do 8 de janeiro, pelas quais também ganhou destaque na imprensa nacional.
Em sua justificada, Aziz reitera que a decisão foi uma medida para garantir a imparcialidade da investigação, evitando possíveis influências de interesses locais.
Por essa razão, Carvalho foi designado e esperado para conduzir a comissão de forma neutra, seguindo uma estratégia do PT para conter possíveis desentendimentos políticos e manter as investigações em curso sem desagradar as lideranças envolvidas.
A CPI da Braskem tem como objetivo investigar as responsabilidades jurídicas e socioambientais da empresa no desastre ocorrido em 2018, quando a exploração de sal-gema resultou no afundamento de solo em diversos bairros de Maceió, afetando milhares de pessoas.