O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a condenação de Fábio Mitidieri (PSD) por uso indevido da imagem do presidente Lula (PT) durante a campanha eleitoral nas eleições 2022. O julgamento do recurso especial apresentado pela defesa do governador contra a ação aconteceu na noite de hoje, 9.
O processo foi movido pelo ex-candidato a governador em 2022, o senador Rogério Carvalho (PT), por propaganda política e eleitoral, horário eleitoral e inserções. O relator é o ministro Ramos Tavares.
Essa é mais uma decisão desfavorável ao atual chefe do Executivo estadual que, durante a eleição, buscava associar sua imagem a do presidente, mesmo Lula tendo Rogério como candidato ao Governo do Estado na época.
Nas decisões contra o pessedista, a justificativa foram que Mitidieri não poderia utilizar falas e imagens de Lula por não pertencer à mesma coligação do presidente.
Fábio fazia parte da coligação “Novo tempo para Sergipe” (PDT, PSD, PP, Republicanos, PSC, União Brasil e Avante). A coligação que representou Lula no estado foi a “Sergipe da Esperança”, liderada por Rogério.
As ações de Fábio usando a imagem do presidente foram primordiais para sua manobra de manipular a opinião pública, que claramente deseja ter um governo apoiado por Lula, como mostravam pesquisas de opinião pública e os próprios resultados das eleições, onde Bolsonaro obteve 32,79% do votos válidos, contra 67,21 %.