A 1ª Conferência de Interiorização da Advocacia em Sergipe foi oficialmente lançada na manhã de hoje, 19, na sede da Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Lagarto. O evento, marcado para os dias 16 e 17 de maio no município, representa um marco histórico por ser o primeiro do Estado e um projeto que será pioneiro no país.
Com o tema “Transformações do mercado jurídico no interior: Estratégias para uma advocacia moderna e sustentável”, o evento tem como objetivo discutir e abordar uma nova realidade do exercicio da profissão e suas dificuldades no interior.
À Realce, o presidente da OAB Regional do município, Caíque Vasconcelos, detalhou sobre o objetivo da conferência. “Nós entendemos que a advocacia do interior, ao longo dos anos, ainda tem sofrido diversas dificuldades no exercício de sua profissão, de modo que faz necessário entender a transformação desse mercado jurídico nos últimos anos. Será um momento ímpar para advocacia sergipana e esperamos que esse projeto se torne pioneiro em todo o Brasil. Sinto orgulho de Lagarto sediar a primeira conferência de interiorização do Estado de Sergipe e do Brasil”, ressaltou.
A realização de uma conferência no interior do estado, com discussões de pautas voltadas para a advocacia dos municípios, as dificuldades, conquistas e propor as transformações necessárias, é uma iniciativa do projeto de Interiorização da OAB/SE, em desenvolvimento desde 2022.
Para o evento, dois palestrantes já foram confirmados: Evânio Moura, advogado criminalista reconhecido não apenas em Sergipe, como também em todo o país; e o professor Matheus Carvalho, especialista em direito administrativo.