Atacada e, devido aos ataques constantes, desacreditada. Assim começou a jornada de Candisse Carvalho (PT) nas eleições de 2024 em Aracaju, mesmo ela possuindo toda legitimidade para entrar na disputa. Antes mesmo de se lançar como pré-candidata, a jornalista enfrentou ataques machistas e misóginos de adversários que temiam seu potencial crescimento e a força do PT na capital. Agora, dando uma verdadeira volta por cima, a petista, quinta figura analisada na série da Realce para o pleito deste ano, é um nome visto como certo no segundo turno, conforme mostram levantamentos e analistas independentes, apesar de veiculações duvidosas de pesquisas.
A jornalista, que é uma prioridade do PT nacional e conta com o apoio do presidente Lula (PT), se tornou um fator surpresa na disputa pelo comando da capital. Surgindo como o principal nome de esquerda, ela é a opção dos eleitores lulistas, que se mostraram majoritários nas eleições de 2022, elegendo o candidato petista à presidência.
Desde outubro do ano passado, sua pré-candidatura vem sendo construída, mas foi oficializada apenas no dia 9 de março, quando os governistas intensificaram ainda mais seus esforços para enfraquecê-la, contando com o suposto apoio do ministro Márcio Macedo (PT) nessas amarrações.
No entanto, Candisse permaneceu firme e resiliente, sendo oficialmente lançada como pré-candidata do PT em Aracaju no dia 7 de junho. O evento, realizado no Cotinguiba, estava lotado e contou com a presença de importantes lideranças nacionais do partido, como Jaques Wagner e Henrique Fontana, que reforçaram o apoio da nacional da sigla à jornalista.
Candisse conta com o respaldo da militância, dos movimentos sociais e populares, além de ser o único nome com chances reais de vitória que intensifica debates em defesa da classe trabalhadora, do meio ambiente, das minorias e dos mais vulneráveis. Com ela, o PT busca fortalecer a retomada de seu protagonismo e nunca esteve tão próximo de alcançar esse objetivo como agora, diante do crescimento avassalador da jornalista, que tem resistido aos ataques sorrateiros do sistemão.