Até o dia 5 de agosto, o clima político em Sergipe seguirá intenso com as definições para as eleições de 2024 nas convenções partidárias. Partidos e federações estão marcando seus respectivos eventos para escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Após esse prazo, a disputa deve se afunilar e se intensificar ainda mais. Até 15 de agosto, os partidos precisam registrar oficialmente seus candidatos na Justiça Eleitoral dos municípios, garantindo que pelo menos 30% das candidaturas para vereadores sejam femininas. A propaganda eleitoral nas ruas e nas mídias digitais começará em 16 de agosto. Nessa fase, os candidatos poderão realizar carreatas, comícios e distribuição de material promocional entre 8h e 22h. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para o primeiro turno terá início em 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro.
Convenções em Aracaju
Em Aracaju, cinco partidos já marcaram suas convenções. O PL realiza a sua nesta segunda-feira, 22, em sua sede na capital sergipana, onde oficializará a pré-candidatura de Emília Corrêa para a prefeitura, com Ricardo Marques (Cidadania) como vice, e também anunciará seus pré-candidatos à vereança. O PRD está agendado para 25 de julho, o UB para 26 de julho, o PP para 2 de agosto e o MDB para 4 de agosto.
Convenções em Aracaju II
Um dos eventos mais aguardados é a convenção do MDB, marcada para 4 de agosto, quando o partido definirá sua posição para as eleições de 2024 em Aracaju. A decisão será crucial para determinar se a sigla continuará a ser um mero peão no jogo de poder de Edvaldo Nogueira e Fábio Mitidieri, optando por desistir de sua pré-candidatura, ou se manterá Danielle Garcia como sua pré-candidata na corrida pela prefeitura da capital.
PT, PL e PSD
Na disputa pela vereança, com a possibilidade de conquistar de três a quatro cadeiras cada na Câmara Municipal de Aracaju, o PT, PL e PSD estão entre os partidos mais cotados para elegerem o maior número de vereadores na Casa Legislativa da cidade nas eleições de 2024, podendo se tornarem as siglas mais fortalecidas no pleito deste ano.
Samuel Carvalho
No município, Samuel Carvalho (Cidadania) foi o primeiro pré-candidato a realizar sua convenção, no último sábado, 20. No entanto, a situação para o grupo do pastor é preocupante, com uma debandada significativa de apoiadores, intensos desgastes devido a polêmicas e lideranças descontentes com suas articulações. Como resultado, a pré-candidatura de Samuel Carvalho está derretendo precocemente, caminhando para repetir os fiascos eleitorais das últimas eleições no município.
Carminha
Enquanto isso, o grupo do prefeito Padre Inaldo (PP), que tem Carminha Paiva (Republicanos) como pré-candidata a sua sucessão, tem se fortalecido ainda mais, caminhando a passos largos para elegê-la como a primeira prefeita mulher de Socorro. Isso ficou evidente no último ato do bloco neste final de semana, quando reuniu um grande número de apoiadores.
Lagarto
Em Lagarto, Sérgio Reis (PSD) foi o primeiro pré-candidato a realizar sua convenção. O evento, que contou com a presença de importantes lideranças e o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), também marcou o anúncio de Suely Menezes como sua pré-candidata a vice-prefeita.
Lagarto II
O anúncio teve repercussão imediata. Informações sugerem que Zezé Rocha não ficou satisfeito com a decisão de não indicar Norma Dantas como vice de Sérgio Reis, muito menos a própria. A Realce está investigando os verdadeiros motivos do empresário não ter comparecido no evento e trará novidades em breve.
Gabriella em vantagem
A mais recente pesquisa do Instituto França realizada em Itabi mostrou o grande favoritismo da pré-candidata da situação, Gabriella de Lica. Na sondagem, registrada sob número SE 08531/2024, ela dispara na liderança das intenções de voto em todos os cenários, chegando a ter mais de 26 pontos percentuais de vantagem sobre sua principal adversária, Edina do Povo.
Barra dos Coqueiros
Na Ilha de Santa Luzia, o cenário eleitoral, que parecia estar se definindo, está passando por mudanças significativas, indicando que novas dinâmicas podem surgir até 6 de outubro, com cerca de dois meses restantes para a disputa. O crescimento de Danilo Segundo (PT) é um sinal claro dessa transformação. O petista estará entre os pré-candidatos analisados na série da Realce sobre as eleições de 2024.
Campo do Brito
Em Campo do Brito, Zominho (PL), que anunciou sua convenção para o dia 2 de agosto, tem testemunhado um crescimento avassalador de sua popularidade e, consequentemente, tem deixado os situacionistas em alerta. Na disputa, ele enfrentará Médici de Maim, atual vice-prefeito, que tem passado por um grande desgaste já que a rejeição da atual gestão naturalmente respinga sobre ele.