O protagonismo feminino para as eleições de 2024 em Aracaju, que caminha a passos largos para eleger a primeira prefeita de sua história, é uma grande realidade. Isso fica evidente na mais recente pesquisa do Instituto Gadu, divulgada hoje, 22, em que as mulheres mostram força na disputa pela Prefeitura da capital sergipana, se destacando entre as preferências do eleitorado.
De acordo com a sondagem, no cenário induzido, Emília Corrêa (PL) lidera com 31,90% das intenções de voto. Em segundo lugar está Yandra Moura (UB), com 14,80%, seguida de perto por Candisse Carvalho (PT), que registra 9,56%. O candidato de Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto (PDT), aparece na quarta posição, com 8,88%, enquanto Danielle Garcia (MDB) vem logo atrás, com 8,48%. Zé Paulo (Novo) tem 4,31% e Niully Campos (PSOL) conta com 1,35%. Brancos e nulos somam 9,15%, enquanto indecisos representam 11,57% dos entrevistados.
No cenário espontâneo, em que os eleitores são questionados sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, a preferência por Emília cai para 22,48%. Yandra aparece com 9,83%, enquanto Candisse soma 7,81%. Luiz Roberto tem 7,27%; Zé Paulo, 3,23%; e Danielle despenca para a sexta posição, com 2,69%. Niully Campos registra 0,67%. Os votos brancos e nulos totalizam 9,56%, enquanto 36,47% dos entrevistados se declaram indecisos.
Com esses números, é perceptível que Danielle tem seguido a estratégia governista de absorver eleitores de Emília e Yandra, que apresentaram uma leve redução em suas intenções de voto, para beneficiar Luiz Roberto. No entanto, como já abordado pela Realce, ele enfrenta dificuldades para crescer nas sondagens devido às rejeições de Edvaldo e Fábio Mitidieri (PSD), que impactam sua candidatura. Além disso, o pedetista esbarra na candidata do PT, que cresceu e assumiu a terceira posição, contando com a força de Lula e da sigla petista, podendo repetir o mesmo cenário de 2022.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número SE-07337/2024, foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto, o que impossibilitou a inclusão do nome de Felipe Vilanova (PCO), que registrou sua candidatura na Justiça Eleitoral no último dia do prazo, em 15 de agosto; ou seja, após o levantamento. Foram entrevistadas 743 pessoas, com uma margem de erro de 3,59% e um nível de confiança de 95%.