Não há mais dúvidas de que 2024 é o ano das mulheres na política em Aracaju. Além de serem maioria entre os candidatos à prefeitura da capital, elas também estão na liderança da corrida eleitoral. De acordo com a pesquisa divulgada pela Realce na última quinta-feira, 22, por exemplo, quatro das cinco primeiras posições da preferência do eleitorado aracajuano são ocupadas por postulantes femininas.
No levantamento, registrado no TSE sob o número SE-07337/2024, Emília Corrêa (PL) lidera as intenções de voto, seguida por Yandra Moura (UB) na segunda posição, Candisse Carvalho (PT) na terceira e Danielle Garcia (MDB) na quinta. Niully Campos (PSOL) também é citada, mas aparece como a última colocada.
Elas disputam o comando da capital sergipana, que, em seus 170 anos, nunca foi liderada por uma mulher, contra o candidato governista Luiz Roberto (PDT), que compõe uma chapa 100% masculina com Fabiano Oliveira (PP); Zé Paulo (Novo), que tem Lânia Barbosa (Novo) como vice; e Felipe Vilanova (PCO), que conta com Arthur Lopes (PCO) em sua composição.
As eleições municipais ocorrerão em 6 de outubro, com um possível segundo turno em 27 de outubro. Essas datas têm o potencial de se tornarem um marco histórico para a capital sergipana, caso uma mulher seja eleita como a primeira prefeita da cidade, que há anos tem sido comandada por homens.