O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou na última terça-feira, 29, que o PIX poderá ser utilizado por aproximação a partir da próxima semana. Com essa nova função, bastará ao usuário aproximar o celular de terminais de pagamento compatíveis para realizar transações.
Essa atualização permitirá que o PIX seja incorporado em carteiras digitais (wallets) dos dispositivos móveis, funcionalidade até então restrita aos cartões de crédito e débito.
Segundo o Banco Central, o recurso será inicialmente disponibilizado para usuários de dispositivos Android, pois já está integrado com a Google Wallet. Para usuários de iOS, a funcionalidade ainda depende de negociações com a Apple, mas a previsão é que também possam usufruir do serviço em breve.
Com essa mudança, não será mais necessário acessar o aplicativo bancário para cada transação, tornando o processo mais ágil e prático. Assim, ao cadastrar a instituição financeira na wallet, os consumidores poderão usar os dados bancários, substituindo os números de cartão de crédito ou débito.