O retorno do Itabaiana à Série C do Campeonato Brasileiro, concretizado em 2025 após duas décadas longe da competição, tem sido marcado por dificuldades, especialmente quando a equipe atua fora de seus domínios. Os números mostram que o desempenho como visitante tem sido um dos principais obstáculos para a campanha tricolor nas últimas duas temporadas.
A mais recente derrota aconteceu no último sábado, quando o Tremendão foi superado pelo Anápolis por 2 a 0, pela 11ª rodada. Com o resultado, o clube sergipano caiu para a última colocação da tabela e ampliou um retrospecto preocupante longe do Estádio Etelvino Mendonça. Desde o retorno à Série C, o Itabaiana soma apenas duas vitórias, três empates e 11 derrotas em 16 partidas como visitante, alcançando um aproveitamento de apenas 18,8%.
Na atual edição da competição, os números apresentam leve melhora, mas ainda estão abaixo do necessário para uma equipe que luta contra o rebaixamento. Em seis jogos fora de casa, o Tricolor conquistou uma vitória, dois empates e sofreu três derrotas, totalizando aproveitamento de 27,8%. O único triunfo foi diante do Figueirense, resultado que permanece como a única vitória do clube em toda a Série C deste ano.
Com sete pontos conquistados em 11 rodadas e ocupando a lanterna da competição, o Itabaiana terá pela frente mais oito compromissos na primeira fase, sendo quatro deles fora de casa. As partidas contra Amazonas, Confiança, Barra e Maranhão podem ser decisivas para as pretensões da equipe na luta pela permanência. Antes disso, o próximo desafio será neste sábado, às 19h30, diante da Ferroviária, no Mendonção, em confronto válido pela 12ª rodada da Série C.


