Tradicional festejo junino da cidade, o Festival da Mandioca 2022 deverá ser o maior da história e a maior festa pública de Sergipe este ano. Com atrações de renome nacional e uma mega estrutura de evento, a expectativa é de que o São João de Lagarto receba um público de mais de 300 mil pessoas, movimentando milhões de reais dentro da economia do município.
Nos dias 23 de junho a 3 de julho, a sede municipal e alguns povoados terão festividades juninas. Entre as várias atrações que vão passar pelos palcos Alceu Monteiro e Fábio Renner, estarão artistas como Wesley Safadão, a dupla César Menotti e Fabiano, Zezé de Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Mastruz com Leite, Unha Pintada, Nattan e ainda o forrozeiro Adelmário Coelho. A programação completa está disponível no Instagram da Prefeitura de Lagarto.
O festejo será realizado pela Prefeitura Municipal de Lagarto, com o apoio do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), que destinou mais de três milhões de reais em emendas parlamentares.
Na ocasião, também se apresentarão artistas locais, que farão shows em uma estrutura organizada para atingir o mais alto nível artístico nas apresentações.
Impacto na economia local
O Festival vai envolver mobilizar entre vendedores ambulantes em geral, cerca de 630 famílias cadastradas. Além disso, mais 30 famílias serão beneficiadas através dos catadores de reciclagem que estarão cadastrados para trabalhar durante toda a organização.
Nos dias do Espetáculo da Mandioca, mais de 300 mil pessoas passarão pelo evento, ou seja, se em média cada pessoa gastar R$ 100,00, serão 30 milhões injetados diretamente na economia local.
Segundo Adrianos Fontes, secretário de Cultura, da Juventude e Esporte (SECJESP), a festa este ano foi planejada com muita antecedência, envolvendo toda a equipe da Secretaria de Cultura, para que o evento seja realizado com o máximo de êxito e promova um entretenimento seguro para as milhares de pessoas que vão passar pela praça do Tanque Grande. Ainda de acordo com Adriano, que tem experiência no ramo de eventos, a realização da festa é positiva para a economia por movimentar a população que consome e investe para participar do festejo.
“É um dinheiro que fica no município porque as pessoas geralmente se preparam para essa festa. Vão a o salão de beleza ou compram uma roupa nova ou calçado. Acabam de alguma maneira gastando. Antes ou depois da festa”, ressalta.
O Festival da Mandioca é patrimônio cultural da cidade de Lagarto, tendo o objetivo de reafirmar as raízes identitárias da terra e valorizar a cultura da Mandioca, que é uma das atividades econômicas mais tradicionais e importantes do município de Lagarto.