A 11 dias para a eleição, o pleito chega a um momento de difícil reversão para os governistas, em Sergipe. Rogério Carvalho (PT) lidera disparado as intenções de voto para o Governo do Estado impulsionado pelo efeito Lula. Na nova pesquisa RealTime Big Data, que não errou em nenhum levantamento do primeiro turno, o petista desponta com 57% da preferência do eleitorado, contra 43% de Fábio Mitidieri (PSD).
Os dados consideram apenas os votos válidos. Neste cenário, excluem-se os votos em branco e nulos, e assim determina o resultado das eleições.
Já no cenário de votos totais, os que dizem votar nulo ou branco são 13% e os entrevistados que afirmaram não saber ou preferiram não responder somam 6%. Nele, Rogério permanece na dianteira da corrida ao Palácio dos Despachos com 46%, ante 35% do governista.
Os números dessa reta final mostram como o petista avançou no segundo turno, após direcionar suas forças na campanha junto ao seu candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 828 mil votos no estado. Assim, o senador, que recebeu o ex-presidente em Sergipe na última semana, tem conseguido êxito em casar seus votos no eleitorado lulistas e ampliado sua vantagem para Fábio, que sonha em captar o eleitorado bolsonarista.
A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe com o protocolo SE-07904/2022. O estudo foi feito com entrevistas presenciais e ouviu 1.000 pessoas entre 17 e 18 de outubro.