O candidato de Belivaldo Chagas (PSD), Fábio Mitidieri (PSD), tentou censurar pesquisa nacional que mostra Rogério Carvalho (PT) disparado na liderança e próximo de se tornar governador de Sergipe. No entanto, na tarde de hoje, 26, o juiz Leonardo Almeida indeferiu pedido de liminar solicitado pela assessoria jurídica do governista para proibir a divulgação do levantamento registrado com o número SE-02738/2022 pelo instituto Atlas Intel.
A ação ingressada pela assessoria de Fábio na terça-feira, 25, buscou a todo custo apresentar erros na pesquisa, principalmente de indução do eleitorado que deseja votar no candidato que seja o indicado de Lula (PT), o que deverá dar vitória a Rogério no próximo domingo, 2. A justificativa era o fato do nome do ex-presidente vir antes do de Jair Bolsonaro (PL) nos levantamentos.
“Quanto à alegação de eventual indução dos entrevistados a partir de perguntas sobre a eleição presidencial avistada no questionário da pesquisa impugnada, entendo que não há efetivo prejuízo e que tal fato não tem qualquer impacto na confiabilidade… Em relação à irregularidade no plano amostral quanto à variável nível econômico dos entrevistados, importante ressaltar que a norma de regência (art. 2º e incisos, da Resolução TSE nº 23.600/2019) somente exige a ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico da pessoa entrevistada, o que foi observado no caso sob análise. Destaco, ainda, que inexiste exigência legal de uma metodologia única para as pesquisas eleitorais, seja no cálculo para a margem de erro, o nível de confiança ou as demais variáveis elencadas no inciso IV do art. 2º da Resolução TSE nº 23.600/2019.”, argumenta o magistrado.