Seguindo os mesmos caminhos do pai, Valmir de Francisquinho (PL), o ex-deputado estadual Talysson Costa (PL), deverá ser um dos políticos no estado que, possivelmente, disputará uma prefeitura nas eleições do próximo ano. A possibilidade se fortalece em função do ex-prefeito de Itabaiana ter construído uma liderança política inquestionável na região e seu filho um mandando na Alese com ações voltadas ao local.
A informação é de que Talysson poderá aceitar os pedidos de populares e lideranças locais e disputar a Prefeitura em Areia Branca, onde, no último pleito, quando foi o deputado estadual mais votado em todo o estado, obteve 2.913 votos, o equivalente a 30,31% do eleitorado da cidade na época.
Diante da força no município e em toda a região da cidade serrana, a notícia da mudança de planos não foi bem aceita pela situação, que reagiu com uma postura agressiva às especulações, em tom de desespero. Foi o que ficou evidente quando o governador Fábio Mitidieri (PSD), em fevereiro, jurou fidelidade ao atual prefeito Alan e ao seu tio Agripino, durante uma inauguração na cidade, além de ter disparado indiretas para o grupo de Valmir. “Não vai ser forasteiro nenhum que vai vir aqui pra dentro tomar não”, disse ele na época.
Após o ocorrido, sem confirmar sua pretensão, Costa revidou: “Tenho um carinho pelo povo de Areia Branca bem maior do que Fábio tem, pois quem é do agreste sabe a grande família que é o nosso povo. Já percorri toda cidade como deputado, nas eleições de prefeito do meu amigo Zé Ailton e já fiz muito pelo povo de Areia Branca, ao lado do meu pai. Não busco candidatura, mas se eu tiver a oportunidade de ser e de ganhar, Areia Branca vai ver a melhor gestão de sua história”.
Caso confirmada, a candidatura de Talysson em Areia Branca poderá romper a hegemonia de um grupo que comanda o município há quase 16 anos.