A divulgação exclusiva da Realce, ontem, 27, dos nomes que circulam nos bastidores do judiciário para concorrer à vaga de desembargador do quinto constitucional no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) em 2024 trouxe agitação ao mundo jurídico do estado.
Além dos nomes anteriormente mencionados, Márcio Conrado e Fabiano Feitosa, novos possíveis candidatos surgiram, incluindo os advogados Wesley Araújo, Ana Lúcia, Carlos Pina, Denize Rochadel e Carlos Augusto.
As especulações enferveceram e, após os nomes desses outros possíveis candidatos chegarem a redação, a revista conduziu uma pesquisa interna com advogados.
Vale lembrar que em 2024, três desembargadores atingirão a idade compulsória de aposentadoria, destacando-se o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, cuja aposentadoria abrirá uma vaga no quinto constitucional em dezembro.
O processo de escolha envolverá a OAB, que indicará uma lista sêxtupla ao TJ-SE. Os desembargadores, por sua vez, reduzirão a lista para uma tríplice, da qual o governador escolherá o novo desembargador.
Além de Luiz Mendonça, a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva se aposentará em março de 2024, seguida por Ruy Pinheiro da Silva em novembro do mesmo ano. Suas substituições seguirão critérios de antiguidade e merecimento, conforme dispõe a legislação que disciplina o assunto.