Não foi a toa que Gilmar Carvalho se transformou em um ícone da comunicação e chegou a ter quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Foi graças a sua força e bom trabalho como parlamentar que ele teve, inclusive, 34.160 votos em sua última eleição, quarta maior votação entre os 24 deputados estaduais eleitos, o que prova sua popularidade e aceitação entre os sergipanos.
Há mais de 40 anos, Gilmar é radialista, percorrendo diversas emissoras de rádios de Sergipe, seja na capital ou no interior, apresentando programas jornalísticos, inclusive, na TV. Trabalhos que, sem sombras de dúvidas, deram notoriedade e fizeram Carvalho chegar onde chegou pela forma profissional que conduziu sua carreira.
O ex-deputado entrou na política em 1997 e foi candidato a deputado em 1998. Ele entrou na Alese pela primeira vez em 1999, reelegendo-se em 2002. Depois disso, passou 16 anos sem vitórias, ganhando novamente apenas em 2018 – Carvalho já havia conseguido uma vaga como parlamentar em 2017, graças a uma primeira suplência obtida em 2014.
Porém, claro, além da vida profissional, também existe o lado pessoal de Gilmar, fator que foi crucial para sua desistência nas eleições 2022. Filho dos Itabaianenses José Oliveira e Maria Teresa, ele é esposo da Maria Anete, e pai de sete filhos: Douglas, Sayonara, Gilmara Deise, Lucas, Júnior, Neto e Vitória Cristina.