Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que, nas eleições de 2024, 214 cidades em todo o Brasil terão apenas um candidato a prefeito registrado na Justiça Eleitoral.
Uma delas é São Miguel do Aleixo, em Sergipe, que terá uma disputa sem concorrência para o cargo de prefeito, como já abordado pela Realce.
No município sergipano, a única candidata à vaga é Cleane Nunes (UB), irmã do falecido ex-prefeito Everton Lima e ex-secretária de Finanças. Com a ausência de outros concorrentes, ela será declarada vencedora por W.O. (sem disputa), tendo como candidato a vice-prefeito Rogério Ferreira, também do União Brasil, formando uma chapa única.
No geral, segundo a CNM, este é o maior número de candidaturas únicas na disputa municipal desde 2000, quando a confederação iniciou os estudos sobre as eleições.
Pela Lei de Eleições, é eleito para o Executivo municipal o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, desconsiderando os votos em branco e nulos. Na prática, isso significa que um postulante em uma situação de candidatura única pode ser declarado vencedor apenas com os seus próprios votos, segundo especialistas em Direito Eleitoral.